Guaíra: Curso de Enfermagem promove ação interna alusiva ao Dia Mundial da Hipertensão

Publicado em 18 de Maio de 2023 às 09:36

Promoção da saúde e prevenção da doença integraram os objetivos das atividades realizadas pelos acadêmicos do 5º ano

Em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão, lembrado em 17 de maio, os acadêmicos do 5º ano de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, realizaram uma ação de promoção da saúde e prevenção da doença, exclusiva ao público interno da Instituição.

As atividades contemplaram aferição da pressão arterial, orientações preventivas, além da entrega de material informativo.

Segundo a coordenadora dos cursos do Núcleo da Saúde da unidade, professora Daniele Garcia de Almeida Silva, a data foi instituída com o objetivo de alertar a população para os riscos dessa doença tão perigosa. “A hipertensão é uma enfermidade crônica que aponta níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A ação interna que foi promovida pelos nossos alunos, faz com que as pessoas se lembrem de controlarem a pressão, além e cuidar da saúde como um todo”.

SEMPRE ATENTOS

A hipertensão ou pressão alta faz com que coração exerça um esforço maior que o normal, isso acontece quando os valores máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os (140/90 mmHg ou 14 por 9), explicou a enfermeira Rosimeire Cristian de Souza.