Guaíra: Curso de Enfermagem organiza visita técnica a instituições psiquiátricas

Publicado em 21 de Setembro de 2023 às 08:49

Atuação do profissional da área de saúde mental e psiquiatria foi o foco da atividade

Na última semana, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra promoveu uma visita técnica a instituições psiquiátricas de Umuarama. O objetivo da atividade foi mostrar aos acadêmicos a atuação do profissional da área de saúde mental e psiquiatria.

Os estudantes estiveram no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e no Hospital Psiquiátrico Santa Cruz. A atividade integrou a disciplina de Saúde Mental e Psiquiatria I e II, sob a condução da professora Marileisa Barbosa.

“O grupo vivenciou uma aproximação com os pacientes que estão em tratamento ligado a transtornos psiquiátricos ou dependência de álcool e drogas. Os futuros profissionais puderam conhecer os setores, as práticas e cuidados de enfermagem desenvolvidos com os pacientes”, explicou a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.

“É preciso colocar os alunos em contato com o campo profissional, para que possam vivenciar a articulação entre teoria e prática, propiciando elementos essenciais para a formação acadêmica”, destacou a professora Marileisa, que acompanhou o grupo.

Para a aluna Milene Prockt, a experiência foi significativa. “Além de aprender, pudemos refletir sobre os preceitos do curso que escolhemos, vivenciando experiências que nos fazem pensar sobre nossa formação para nos tornarmos profissionais éticos e engajados com os cuidados humanizados e a defesa dos direitos humanos”.