Guaíra: Curso de Enfermagem leva palestra de conscientização a estudantes do Ensino Médio

Publicado em 12 de Agosto de 2022 às 10:47

Mais de 200 alunos do Colégio Estadual Presidente Rosevelt participaram; assuntos foram ministrados pelos acadêmicos do 2º ano de Enfermagem da Unipar

Nos dias 04 e 10 de agosto, um ciclo de palestras de conscientização foi levado aos estudantes do Ensino Médio (1º ao 2º ano), do Colégio Estadual Presidente Roosevelt. O conteúdo a ser ministrado foi preparado e apresentado pelos acadêmicos do 2º não do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra. A orientação e acompanhamento dos alunos foram feitos pela enfermeira e professora Marileisa Barbosa.

Mais de 200 jovens com idade entre 14 e 20 anos de idade acompanharam as palestras, que abordaram temas significativos na atualidade, como, por exemplo, uso de álcool e drogas, saúde mental e prevenção do suicídio, infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, prevenção de obesidade e hábitos saudáveis.

A atividade prática faz parte da disciplina de Interação, Saúde, Ensino e Comunidade. Segundo explicou a professora responsável, o objetivo é tornar o aluno o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o processo, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas, são conteúdos trabalhados durante as aulas. “Queremos que os nossos alunos tenham uma legítima participação social, contribuindo com toda a comunidade na qual está inserido. Essa integração está entre as diretrizes para formação em saúde no Brasil, no sentido de ter cada vez mais, profissionais preparados para atuação no Sistema Único de Saúde”, expôs a coordenadora do Núcleo de Saúde, professora Daniele Garcia Almeida Silva.