Guaíra: Curso de Enfermagem integra frentes da campanha de vacinação municipal

Publicado em 6 de Junho de 2023 às 09:41

Cerca de 1.500 pessoas foram imunizadas com a atuação dos acadêmicos

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra tem sido um importante braço de apoio às campanhas de vacinação do município, atuando em diversas frentes estratégicas, com objetivo de reforçar a imunização da população. Assim, os acadêmicos do curso realizaram suas ações na Penitenciária Estadual, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e comunidade interna da Instituição, um trabalho que beneficiou cerca de 1.500 pessoas.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e proteger a saúde da população. No entanto, quando se trata de populações vulneráveis, como os detentos em presídios, a acessibilidade e a implementação de programas de imunização podem ser desafiantes. O curso de Enfermagem assumiu essa importante missão de promover a vacinação no presídio, visando garantir a saúde e o bem-estar dos detentos e da comunidade, em geral.

A campanha de vacinação no Exército também é uma ação importante, que envolve estudantes e profissionais de enfermagem. Essa colaboração visa ampliar o alcance e a efetividade da vacinação, contribuindo para a proteção da saúde dos militares e de suas famílias. Sob a supervisão das enfermeiras, os estudantes auxiliaram na organização e execução das ações de vacinação, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretária de Saúde.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia de Almeida, integrar a campanha de vacinação nesses locais, representou um importante passo para garantir a saúde e a prevenção de doenças. “Além disso, essa iniciativa contribuiu para a proteção da comunidade em geral, reduzindo o risco de propagação do vírus. O comprometimento dos nossos acadêmicos foi fundamental para a realização desse trabalho, além do contato com as pessoas, bagagem significativa para o futuro profissional”.