Guaíra: Aulas práticas promovem a interdisciplinaridade e a formação do perfil do profissional de engenharia

Publicado em 30 de Setembro de 2021 às 10:00

Estrutura e suporte oferecidos pela Unipar subsidiam preparação para o mercado de trabalho

O Curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, no intuito de formar o aluno com perfil profissional criativo, autônomo e direcionado para a qualidade e técnica das atividades, elabora suas aulas práticas com foco em proporcionar aos alunos do curso os conhecimentos necessários para o sucesso na profissão.

A estrutura oferecida pela Unipar possibilita às diversas disciplinas com carga horária prática, suporte para a perfeita realização das atividades e preparação do futuro profissional.

Exemplo de interdisciplinaridade e junção de conteúdos para a formação do acadêmico, foi elaborada a aula de Química dos Materiais, ministrada pela professora Cristiane Meinerz, com a participação da professora Vanda Zago Lupepsa, onde foi abordada a carbonatação do concreto e como isso afeta o material, a partir dos componentes químicos existentes no ambiente.

Outra aula com grande participação ativa dos alunos, foi a aula de Instalações Elétricas, do professor Eduardo Vedovetto Santos, que ministrou a aula de instalações utilizando o Maker Space – uma das tecnologias ofertadas pela Unipar.

O professor Eder desafiou os alunos do 1º ano a desenvolver um protótipo na disciplina de física e apresentar o trabalho. Foi fantástico o resultado e houve um aproveitamento muito positivo.

Na disciplina de Construção Civil, o professor Jorgelino instigou os futuros engenheiros a colocarem a mão na massa, literalmente. Eles aprenderam sobre as etapas construtivas da alvenaria e puderam observar os detalhes que determinam boa qualidade de execução desse item construtivo, considerado o mais utilizado no Brasil.

“As práticas são de extrema necessidade para a melhor formação dos alunos de Engenharia e a estrutura oferecida pela Instituição favorece o aprendizado e a formação”, destacou a coordenadora do curso, Vanda Zago.