Guaíra: Administração e Engenharias promovem Fórum Acadêmico e Fórum de Egressos Integrado

Publicado em 27 de Maio de 2022 às 11:20

Agronegócio e Cooperativismo tematizaram o evento, que envolveu professores, acadêmicos e profissionais da área convidados

Nesta semana, os cursos de Administração, Engenharia Civil e Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, promoveram de forma integrada o Fórum acadêmico e Fórum de Egressos. O evento contou com a participação de coordenadores, professores, acadêmicos e egressos dos cursos envolvidos.

Na oportunidade, o gerente da Cooperativa Cvale – Unidade de Palotina, Helton Antônio Maldonado Lopes da silva ministrou palestra acerca do tema ‘Agronegócio e Cooperativismo: cenários e perspectivas’, abordando a conexão das três profissões com o agronegócio e com o cooperativismo, bem como os investimentos e o crescimento do setor como perspectiva para os futuros profissionais. Helton ainda enalteceu o caráter interdisciplinar e multidisciplinar dos fóruns, que permite contato com outras áreas, amplia o ‘networking’ e a bagagem de conhecimentos.

Na sequência, o coordenador do curso de Administração, professor Erick Antonio Sigolo, recebeu o egresso Ricardo Aurélio de Campos Silva, gerente da Cooperativa Cvale – Unidade de Guaíra, para um bate-papo sobre o setor do agronegócio e como se deu a sua trajetória profissional. Ricardo apontou os acertos e os caminhos para o crescimento profissional. A participação do egresso foi produtiva para os alunos dos três cursos, principalmente por compartilhar conhecimentos de gestão, pertinentes às três áreas. Ele também fez questão de destacar a importância do envolvimento do acadêmico com as propostas que a universidade oferece, já que eventos com abordagem multidisciplinar aprimoram os conhecimentos dos futuros profissionais, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.

O evento foi conduzido pela coordenadora do núcleo das Engenharias, professora Vanda Zago Lupepsa, que destacou a importância da integração entre os cursos e as diversas áreas profissionais.

SUGESTÕES

Foi disponibilizado aos acadêmicos um espaço para manifestarem suas opiniões a respeito dos fóruns, bem como contribuírem com sugestões que enriqueçam os próximos eventos. Assim, eles responderam a um questionário referente à qualidade de espaços, atendimentos e estrutura da Universidade e também sobre questões pedagógicas pertinentes às metodologias aplicadas. “A participação e engajamento de todos foi muito satisfatória e alcançou o sucesso esperado”, finalizou a coordenadora.