Guaíra: Acadêmicos de Engenharia Civil e Agronômica participam de visitas técnicas e aperfeiçoam conhecimentos

Publicado em 28 de Outubro de 2022 às 09:55

Obras e espaços com diferentes possibilidades de atuação profissional integraram a atividade

Em qualquer área de atuação, os conhecimentos são aprimorados com as vivências práticas. Neste contexto, acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, tiveram a oportunidade de ampliar horizontes, por meio de visitas técnicas na cidade de Umuarama.

Segundo explicou a coordenadora de Engenharia Civil, professora Vanda Zago Lupepsa, as obras de infraestrutura são bastante importantes na área e, além de movimentar o setor, proporciona melhor qualidade de vida à população, agregando valor e desenvolvimento à região onde são implantadas.

A PR-323 é uma rodovia de grande importância para o Paraná e há anos esperava pela duplicação do trecho em Umuarama. “Trata-se de uma obra grandiosa e com muitos detalhes técnicos importantes, que está sendo realizada pela Construtora Castilho, empresa que já atua no setor de infraestrutura há bastante tempo, e que recepcionou aos nossos alunos de Engenharia Civil, por meio do responsável pelas obras em Umuarama, o Engenheiro Civil Aldo Guilhermino”, contou Vanda, que ministra a disciplina de Estradas e Transportes.

A Construtora Castilho também participa do Consórcio de Empresas que está realizando a engorda da orla de Matinhos, no litoral do Estado. Foi interessante para os alunos conhecerem um pouco mais sobre os tipos de obras de infraestrutura que a empresa realiza. “Os alunos viram em detalhes o projeto da duplicação do trecho em Umuarama e suas especificações construtivas, e depois foram conferir as obras da duplicação in loco, visitando o viaduto no trevo da saída para Mariluz, a construção da trincheira na entrada de Umuarama e ao longo do trajeto, conferiram os detalhes de acessos, drenagem, sarjetas, entre outros aspectos da duplicação”.

ENGENHARIA AGRONÔMICA

Já o curso de Engenharia Agronômica visitou dois espaços: o projeto de extensão Horto Medicinal da Unipar, localizado no Campus do Hospital Veterinário e a Estufa do Campus III. Nos dois locais, os alunos vivenciaram a experiência do conhecimento direto em contato com as plantas e suas especificidades. Eles estavam acompanhados dos professores Edson Gerônimo (organizador da visita), da disciplina de Botânica, e da professora Cristiane Claudia Meinerz, da disciplina de Fisiologia Vegetal.

Os acadêmicos viram o tratamento com fertilizantes, técnicas de cultivo e também observaram as reações das plantas, de acordo com as técnicas aplicadas. Na Estufa, foram recepcionados pelo professor Renan Rissato, onde tiveram uma aula prática sobre hidroponia e as diferentes técnicas para cada tipo de planta no cultivo nesse sistema.

Foi um dia de muito aprendizado e conhecimento técnico para os alunos dos dois cursos.