Guaíra: Acadêmicos de Enfermagem realizam ação preventiva na Penitenciaria Estadual de Guaíra-PR (PEG)

Publicado em 24 de Julho de 2023 às 13:11

Atividade prática se concentrou na realização de testes rápidos para detectar IST´s nos detentos

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, foram capacitados para realização de testes rápidos utilizando a plataforma do Telelab e desempenharam a parte prática deste curso no laboratório da universidade. Os alunos também foram orientados sobre a confidencialidade e sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a transmissão dessas infecções durante a realização dos testes. Como os testes rápidos têm uma conversão significativa na saúde pública, a capacitação é um componente essencial para a formação de profissionais de saúde, habilitando-os para lidar com diversas situações clínicas, incluindo o diagnóstico, tratamento e prevenção dessas infecções.

ATUAÇÃO

A população carcerária enfrenta desafios persistentes em relação à saúde, incluindo a disseminação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Muitos detentos têm histórico de vulnerabilidade social e podem ter sido expostos a situações de risco antes da prisão. Neste contexto, a atuação dos acadêmicos de Enfermagem desempenha um papel crucial. Sob supervisão de profissionais de saúde protegidos, esses estudantes tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um cenário real, ao mesmo tempo em que prestam um serviço essencial à comunidade carcerária.

A coleta dos testes rápidos por acadêmicos de enfermagem nos presídios demonstra como a formação acadêmica pode ser utilizada de maneira positiva para beneficiar comunidades carentes e negligenciadas. Ao oferecer cuidados de saúde preventivos, essa ação não apenas impacta positivamente a vida dos detentos, mas também contribui para a saúde pública como um todo, ao reduzir a disseminação da transmissão na sociedade em geral. Foram mais de 780 detentos atendidos.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia, essa abordagem é especialmente importante considerando que as IST´s são um problema de saúde global, com milhões de casos relatados anualmente. “O treinamento de profissionais de saúde é fundamental para garantir a prestação de cuidados de qualidade e promover a saúde da população. Trata-se de uma iniciativa louvável que contribui para o fortalecimento do sistema de saúde e para a melhoria dos cuidados aos pacientes, além de ter um impacto positivo na saúde pública geral”.