Goioerê recebe o Justiça no Bairro

Publicado em 29 de Junho de 2023 às 10:48

Ações do programa de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Paraná contaram com o curso de Direito da Unipar de Umuarama

No último sábado (24), o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), sob a responsabilidade da desembargadora Dra. Joeci Camargo, foi realizado na cidade de Goioerê.

Já há vários anos, a Universidade Paranaense – Unipar é parceira do evento, especialmente nas cidades em que está instalada presencialmente com suas unidades universitárias. A participação da Instituição se dá por meio dos cursos de Direito, disponibilizando acadêmicos para atuarem nos atendimentos jurídicos para a população carente local e da região.

Como Goioerê é município vizinho de Umuarama, nesta oportunidade, os alunos da unidade se deslocaram para lá e contribuíram ativamente na realização do programa junto àquela comunidade. Cerca de 40 acadêmicos (3º, 4º e 5º anos) trabalharam na ação, sob a supervisão do professor Luiz Irajá Nogueira.

Segundo explicou, ao longo do dia, cerca de 85 pessoas foram atendidas em suas demandas judiciais consensuais, ou seja, com intenção de acordo para as causas e conflitos. “Então os nossos alunos atuaram do começo ao fim da ação, abrindo, produzindo as petições e encaminhando para a devida conclusão ou julgamento. É o que eu chamo de justiça em tempo real, uma experiência maravilhosa da vivência do profissional de Direito”.

E as ações eram das mais diversas: curatela para incapazes, dissolução de união estável, divórcio, definição de guarda dos filhos, pensão alimentícia, retificação de assento de nascimento, coleta de sangue para exame de DNA. Houve, ainda, três atendimentos telepresenciais (com a presença física de apenas uma das partes); e 15 atendimentos litigiosos (sem acordo), encaminhados ao advogado da OAB presente no evento para cuidar do ajuizamento e outras ações que se fizerem necessárias.

“Uma verdadeira aula viva o programa Justiça no Bairro! É a teoria da sala de aula na prática, fazendo acontecer o Direito na comunidade. Acredito que essa ação possibilita uma visão completa do que é a justiça efetiva no dia a dia, sem dúvida, valiosa oportunidade para os nossos alunos”, concluiu o professor Irajá.