Ginástica Rítmica da Unipar apresenta espetáculo “No Ritmo dos Sonhos”

Publicado em 1 de Dezembro de 2025 às 18:18

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças do projeto

O projeto de extensão universitária Ginástica Rítmica do Pileu da Universidade Paranaense (Unipar). em Umuarama, realiza no dia 13 de dezembro, às 20h, o espetáculo “No Ritmo dos Sonhos”. O evento, que ocorre anualmente, será realizado no Ginásio de Esportes do Campus Sede, na Rua Sarandi, 5015, Zona III, com entrada gratuita.

A apresentação marca o encerramento das atividades do ano e reúne aproximadamente 105 crianças, entre crianças e adolescentes, participantes do projeto de ginástica rítmica da instituição. O espetáculo foi desenvolvido a partir de uma narrativa lúdica que acompanha a jornada de uma menina que, ao adormecer, é transportada para um mundo mágico onde cada região é representada por um ritmo musical diferente. Ao atravessar esse universo, a personagem percorre paisagens sonoras que simbolizam a diversidade musical e cultural.

O público poderá acompanhar coreografias que representam diferentes ritmos e cenários, explorando criatividade, expressões artísticas e a própria técnica da modalidade. O enredo busca envolver a plateia em uma viagem imaginária guiada pela música, reforçando o caráter artístico que integra a ginástica rítmica.

As atividades do projeto Ginástica Rítmica do Pileu incluem exercícios específicos para o desenvolvimento da flexibilidade, força e equilíbrio, além de aprimoramento técnico e treinamento de ritmo. As aulas, conduzidas pelas treinadoras e professoras Lorena Crivelaro e Mariz Luiza Alonso, também incorporam dinâmicas lúdicas para estimular a interação social, a disciplina e o trabalho em equipe.

As seletivas para novas integrantes do projeto serão realizadas no primeiro semestre de 2026, ampliando as oportunidades para crianças interessadas em participar da modalidade e fomentar a continuidade do desenvolvimento esportivo oferecido pela Unipar.

Programação de apresentações de Natal da Unipar

A programação natalina da Unipar inclui ainda o 12º Auto de Natal, marcado para o dia 10 de dezembro, às 19h, com o tema “A solidariedade contagia”. A encenação será realizada na fachada do Campus Sede e reunirá cerca de 200 crianças, além de integrar a campanha de arrecadação de brinquedos promovida pela instituição entre os dias 27/11 e 10/12. As doações podem ser entregues na entrada do campus e serão destinadas a crianças atendidas por meio de parceria com a Prefeitura de Umuarama. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Umuarama (Aciu) e da empresa Zaeli.

Complementando a programação, no dia 18 de dezembro, às 16h, será apresentada uma peça teatral de temática natalina no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, no Campus Sede. A apresentação integra as ações culturais promovidas pela Unipar neste período festivo e oferece ao público mais uma oportunidade de prestigiar produções artísticas locais.

Última atualização em 3 de Dezembro de 2025 às 17:35