Francisco Beltrão: Universidade Paranaense prepara acadêmicos para o Enade 2023

Publicado em 26 de Setembro de 2023 às 14:11

Neste ano, a data prevista para a prova é dia 26 de novembro

A Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão está auxiliando seus acadêmicos na preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. A Unidade recebeu a visita da professora Tatiane Henrique Sousa, que leciona na sede da universidade em Umuarama. Sua visita teve como objetivo direcionar os alunos na área de interpretação para as questões do Enade.

O Enade é uma avaliação que mede o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; o desenvolvimento de competências e habilidades permitidas para a formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

Desde sua implementação em 2004, o Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e desempenha um papel crucial no cálculo dos indicadores de qualidade da Educação superior no país. A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharel e superiores de tecnologia ligados às áreas de avaliação da edição.

A coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, informou que os alunos estão sendo preparados desde o início de suas graduações. Ela acredita que eventos como o Aulão Preparatório são recomendados para que os alunos se sintam mais confiantes e bem preparados. A professora ressalta que obter uma classificação elevada no Enade destaca as universidades no cenário do ensino superior, o que, por sua vez, auxilia na avaliação da capacidade das instituições de ensino de educar e formar profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho, assim como posicionar os alunos como bons profissionais para futuras contratações.

Cursos avaliados

O ciclo avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos relacionados a elas. Em 2023, farão a prova alunos dos cursos de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia, agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.