Francisco Beltrão: Unipar tem nova especialização em Nutrição Clínica, Hospitalar e Home Care

Publicado em 28 de Abril de 2022 às 08:39

Demanda por profissionais de saúde tem aumentado em clínicas, ambulatórios, hospitais como e na própria residência do paciente

Uma das novidades para 2022 dentro do programa de pós-graduação lato sensu da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão é o curso de Especialização em Nutrição Clínica, Hospitalar e Home Care. As inscrições já estão abertas e a previsão para início das aulas é em 9 de julho.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, em função da pandemia de Covid-19, a demanda por profissionais de saúde, incluindo profissionais de Nutrição, tem aumentado, tanto em clínicas, ambulatórios e hospitais, como na própria residência do paciente. “Entende-se hoje que a alimentação equilibrada e saudável deve ser prescrita de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo”, comentou.

Segundo ela, a partir desta constatação o curso de Nutrição da Unipar, que tem 17 anos de história, vem inovando em suas propostas acadêmicas para ir ao encontro das necessidades e carências do mercado de trabalho.

O novo curso de pós-graduação visa contribuir para a formação de um nutricionista com perfil clínico, que atenda efetivamente às necessidades de profissionais da área de Nutrição pelo mercado de trabalho. O cuidado integral do paciente se dá de forma multidisciplinar, assim, a presença do profissional nutricionista através do planejamento alimentar torna-se crucial para que o paciente possa se manter em condição estável e se recuperar no decorrer do tratamento.

“Essa assistência realizada pelo nutricionista é ainda mais importante ao se considerar os casos críticos em que o paciente não consegue se alimentar sozinho e necessita de uma dieta enteral ou parenteral que considere a sua condição de saúde de forma qualificada, evidenciando a necessidade de um atendimento personalizado e humanizado”, citou a professora Mirian Cozer, que coordena o curso de especialização.

O curso tem carga horária de 420 horas com regime de aulas quinzenal. O corpo docente é de alto nível, formado por especialistas, mestres e doutores, que vão compartilhar suas experiências, vivências e conhecimentos. Outro diferencial é o projeto pedagógico, que foi planejado e elaborado de acordo com as demandas do mercado de trabalho.