Francisco Beltrão: Unipar sediou mais uma edição do Justiça no Bairro

Publicado em 2 de Junho de 2022 às 11:39

Mais de 200 atendimentos foram realizados entre os dias 27 e 28 de maio

Nos dias 27 e 28 de maio, a Universidade Paranaense – Unipar sediou mais uma edição do programa Justiça no Bairro, na cidade de Francisco Beltrão. Para esse ano foram atendidas as demandas judiciais que envolviam a necessidade de perícia médica. Para tanto, contou-se com o trabalho de vários peritos médicos de diversas especialidades.

Além das perícias médicas, também foram atendidas as demandas que envolviam pedidos de curatela. O evento ocorreu no centro poliesportivo da universidade. O coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, disse que neste ano foram atendidos apenas casos judiciais que já estavam agendados, da Comarca (Francisco Beltrão, Manfrinópolis e Enéas Marques).

Entre os dois dias foram realizados cerca de 200 atendimentos jurídicos. Em geral, segundo o professor Alexandre, são ações indenizatórias entre particulares (decorrentes de acidentes de trânsito, por exemplo, que envolvem vítimas e que dependem de perícia); e ações de pessoas que acionaram na justiça o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Justiça no Bairro

O programa iniciou suas atividades no ano de 2003, surgindo com o propósito de aproximar o Poder Judiciário da comunidade e dos jurisdicionados com poucos recursos financeiros, oferecendo-lhes condições dignas de acesso à Justiça, facilitando e multiplicando o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário. É coordenado e idealizado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Sesc Cidadão, Ministério Público e com o apoio da Unipar, através dos acadêmicos, professores e responsáveis técnicos do curso de Direito.