Francisco Beltrão: Unipar se prepara para receber acadêmicos no segundo semestre

Publicado em 29 de Julho de 2022 às 08:46

Retorno das aulas está previsto para segunda-feira, dia 1º de agosto

Depois do merecido descanso, docentes e acadêmicos da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão retornam para a sequência do ano letivo, na segunda-feira, 1º de agosto. É a maior instituição de ensino da região, com mais de 4 mil estudantes nas modalidades presencial, semipresencial, educação a distância e nos programas de pós-graduação.

Para o segundo semestre, a Unipar retorna com o período letivo prometendo a continuidade das atividades e inúmeras novidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A instituição recepcionará os acadêmicos ingressantes e veteranos na primeira semana e depois mantém sua agenda semestral, com semanas acadêmicas nas áreas das ciências sociais aplicadas, saúde e exatas nos diferentes cursos.

Também serão realizados os fóruns (pedagógico e do egresso), que discutem temas vinculados desde a metodologia no ensino superior, até a participação de profissionais do curso em destaque no mercado de trabalho, como forma de motivação e incentivo aos acadêmicos de todos os cursos.

Projetos de extensão

Nos projetos de extensão, destacam-se as atividades da Clínica Odontológica, Clínica de Psicologia Aplicada, o Centro de Empreendedorismo, o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a Farmácia da Partilha, o Laboratório de Fitoterápicos, a Clínica de Nutrição, o Laboratório de Análises Clínicas, a Clínica de Estética, o Centro de Empreendedorismo, a Maquetaria e a Academia. São locais onde os acadêmicos desenvolvem seus estágios obrigatórios e, ao mesmo tempo, beneficiam a comunidade local. Além das atividades de estágio, neste semestre, os acadêmicos de todos os cursos irão apresentar os resultados das atividades de extensão.

Pesquisa

O professor Claudemir José de Souza, diretor da Unidade de Francisco Beltrão, salienta que a pesquisa científica recebe grande atenção na universidade. Em razão disso, os acadêmicos apresentarão os resultados de suas diferentes pesquisas através de publicação/apresentação de trabalhos, com seus orientadores, no 6º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado de forma concomitante com o 21º Encontro Anual de Iniciação Científica, marcado para os dias 27 e 28 de outubro.

Segundo Claudemir, “a expetativa para o segundo semestre é a melhor possível, pois iniciamos o ano de 2022 com a casa cheia e, esperamos com o ingresso de novos acadêmicos, tornar ainda mais prazerosa a vida dos alunos dentro de uma integração entre os cursos, através da ampla participação da comunidade docente e discente nos mais variados cursos que compõem a família Unipar”.