Francisco Beltrão: Unipar recebe reunião de grupo de pesquisa voltado à educação e à ciência policial

Publicado em 13 de Dezembro de 2023 às 11:26

Violência doméstica e problemas no trânsito foram os dois assuntos discutidos no encontro

A Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão recebeu no dia 7 de dezembro, a quinta reunião do “Grupo de Pesquisa Pós-Modernidade, Sociologia e Educação”, Linha de Pesquisa nº 2: Ciência e Educação Policial.

O evento reuniu profissionais representando inúmeras instituições direta ou indiretamente voltadas à segurança pública da região Sudoeste do Paraná. Entre os participantes do grupo estão professores, policiais penais, militares, civis, advogados, servidores do Poder Judiciário, representantes da Defensoria Pública, além da Polícia Rodoviária Federal e do Detran/PR. E é aberto à sociedade civil que tenha interesse em participar. Os integrantes do grupo de pesquisa foram recepcionados pelos profissionais do curso de Direito da Unipar.

O grupo de pesquisa tem vinculação à plataforma Lattes e engloba profissionais de diversas áreas, com o objetivo de promover a discussão e a produção de conhecimento sobre temas relacionados à segurança pública. Inicialmente concebido para abordagens relacionadas à execução penal e à gestão prisional, o projeto também se abre para discussões teóricas e práticas de problemáticas relevantes da segurança pública regional, como o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e as variadas dificuldades relacionadas ao trânsito e suas decorrências.

No último encontro do ano de 2023, os participantes discutiram esses dois últimos temas com profundidade e diversidade de posicionamentos. Ao final, foram definidas como prioridades a coleta e a sistematização de dados que permitam o aprofundamento e o desenvolvimento de pesquisas científicas aptas a permitir a publicação de trabalhos e, sobretudo, a busca pela solução dos principais problemas enfrentados nas áreas de atuação discutidas.

O coordenador do grupo de pesquisa, professor Dr. Eduardo Jacondino, destacou que a criação dessa linha de pesquisa decorreu de uma demanda de policiais penais. “O objetivo é efetuar pesquisas, levantamentos sobre a situação das instituições policiais da região, começando por Francisco Beltrão, com intuito de contribuir, do ponto de vista científico e acadêmico, com dados objetivos sobre as instituições, suas demandas, seus desafios”, explicou.

Membro do grupo, o professor Adriano V. Bellé, do curso de Direito da Unipar, enalteceu a iniciativa e celebrou a parceria entre as instituições. “Foi com entusiasmo que recebemos pela primeira vez a reunião desse grupo que tem grande potencial de contribuição, além da iminente possibilidade de englobar nossos acadêmicos em futuras pesquisas científicas nas áreas afins”, disse.

O professor Alexandre Moreira, coordenador do curso de Direito, agradeceu a todos os pesquisadores pela presença e reiterou o compromisso com a pesquisa e a extensão. “A instituição entende que a integração da comunidade acadêmica com as instituições, no caso, da área de segurança pública, é determinante para alcançar os objetivos da Instituição e formar profissionais atentos à realidade social”.