Francisco Beltrão: Unipar realiza a 1ª Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem

Publicado em 24 de Maio de 2023 às 13:19

Evento reuniu corpo docente, acadêmicos e familiares para a entrega de um dos símbolos da profissão aos formandos de 2023

A Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão promoveu a 1ª Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem. A solenidade é uma tradição dos cursos da área da saúde e acontece em várias universidades no Brasil e em outros países. O ato consiste na entrega e vestimenta do jaleco, simbolizando o percurso de estudos na Enfermagem, ao mesmo tempo que os acadêmicos se comprometem a cumprirem suas obrigações com ética e respeito na profissão que escolheram exercer.

Segundo a coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, o jaleco é um símbolo da atuação na área da saúde e sintetiza os ideais da Enfermagem, como a pureza dos atos, organização, eficiência, qualidade e transparência no atendimento ao outro. “Muito mais que uma vestimenta necessária ao cumprimento das normas de biossegurança, o jaleco carrega consigo o simbolismo de que as pessoas que as vestem trazem esperança no viver”. Lediana reforça, ainda, que a Enfermagem integra a ciência e arte do cuidado e tem como fundamentação o conhecimento científico, a dedicação ao outro, a promoção e restauração da saúde, trabalhando com o princípio de dignidade ao ser humano, nos diferentes ciclos de vida.

EMOÇÃO

O cerimonial foi celebrado com emoção, principalmente quando os formandos deste ano entraram na sala caminhando ao lado de seus pais. Estes, por sua vez, carregavam em seus braços o jaleco, simbolismo do auxílio mútuo familiar nesta jornada de formação dos filhos; também do reconhecimento deles em vê-los concluindo o curso que almejaram e iniciando na profissão que sonham exercer.

“Emocionante é a palavra que definiu este momento. Entreguei a graduação da minha filha à Unipar e fui presenteada com uma linda cerimônia para encerrar este ciclo de aprendizado. Permitimos que ela construísse um caminho de sucesso ao longo destes cinco anos e poder vesti-la com o jaleco e vê-la recebendo a chama da Lâmpada foi um momento muito especial e único”, relatou Marisa, mãe da acadêmica Ana Alice Bernardi Cozer.

JALECO

A vestimenta foi criada na Idade Média para proteger os profissionais das diferentes pragas que assolavam a população. Nesta época, o jaleco era de cor escura, sendo que quanto mais escura a peça, mais pessoas este profissional havia atendido. Somente no século XIX é que os jalecos passaram a ser brancos ou de cores claras, descobrindo-se a necessidade de assepsia nos procedimentos realizados e a transmissão de doenças por meio da vestimenta dos profissionais. Diante disto, no Brasil, a Norma Regulamentadora nº 32 estabelece que o jaleco é considerado equipamento de proteção individual e não deve ser utilizado em ambientes externos ao local de trabalho, como na rua ou em restaurante, já que utilizar jaleco não é moda, é segurança.