Francisco Beltrão: Unipar promove emocionante cerimônia de Passagem da Lâmpada

Publicado em 25 de Maio de 2023 às 11:25

Evento tradicional do curso de Enfermagem reuniu acadêmicos de todos os períodos da graduação

No dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, a Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveu a tradicional cerimônia de Passagem da Lâmpada. A comemoração relembra a história da profissão e da precursora da Enfermagem, a inglesa Florence Nightingale, conhecida por seu trabalho como enfermeira durante a Guerra da Crimeia.

Essa tradição da passagem da lâmpada é um ato importante para a formação dos acadêmicos, pois eles revivem a história e a magnitude da profissão. Além de reforçar o comprometimento em manterem acesa a chama da busca constante do conhecimento científico e de acolher e cuidar de modo humanizado e integral o próximo.

Todos os períodos do curso vivem esta experiência desde o 1º ano. Durante a programação há uma celebração ecumênica, em que alunos e docentes refletem sobre a caminhada na Enfermagem e oferecem o trabalho como forma de gratidão.

Neste ano, a cerimônia foi presidida por Nadir Dall Agnol Teixeira, que é mãe da professora do curso Géssica Tuani Teixeira. Ela falou sobre a experiência de estar no meio acadêmico celebrando a gratidão e a fé. “Foi um convite muito especial, agradeço à professora Lediana pela oportunidade de auxiliar neste lindo momento de ação de graças e de celebração da fé entre os futuros enfermeiros, que vivem o amor da profissão no dia a dia e no cuidado com seus pacientes”.

Em um dos momentos mais marcantes da noite, os professores têm as suas lâmpadas acesas pela coordenadora do curso e compartilham o acender das velas dos formandos num ato de espiritualidade, coragem, esperança e trabalho em equipe. As luzes são apagadas e as velas iluminam o ambiente.

“É sempre especial viver o momento da nossa cerimônia com nossos alunos. É algo singular para os nossos calouros, que vivem esta experiência pela primeira vez, e claro, para os formandos, que se despedem da formação acadêmica e partem para outros desafios em breve. Todos os anos, pedimos discernimento e sensibilidade para perseguirmos o propósito de oferecer nossos conhecimentos a serviço de todos, com fé, com amor, compaixão e cuidado, para que sejamos mais fortes na missão que é fazer do mundo um lugar melhor para todos”, comentou a coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa.