Francisco Beltrão: Unipar oferece estágio profissional em Odontologia Hospitalar

Publicado em 5 de Outubro de 2023 às 15:39

Alunos vivenciam a realidade da prática profissional em hospitais conveniados

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão oferece aos seus alunos a oportunidade de realizar estágio profissional em Odontologia Hospitalar. A atividade é realizada em parceria com o Hospital Regional do Sudoeste do Paraná e o Hospital do Câncer (Ceonc), ambos localizados em Francisco Beltrão. O objetivo é ofertar estágios e projetos de extensão que promovam ao acadêmico a vivência em todas as frentes de atuação profissional.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia, professor Fabrício Abel Paganini, muito antes de se tornar uma especialidade odontológica, a Odontologia Hospitalar já vem sendo ofertada pela Unipar aos seus acadêmicos ao longo dos anos, por meio de estágios supervisionados.

Os alunos da 4ª série do curso de Odontologia, por meio de escalas supervisionadas, atendem aos pacientes no leito e nas UTI’s dos hospitais. Eles ainda acompanham procedimentos nos centros cirúrgicos, tanto relacionados à Odontologia Hospitalar, bem como em cirurgias bucomaxilofaciais.

Dentre os procedimentos realizados pelos alunos, estão as técnicas de higienização e controle de placa em pacientes acamados, com protocolos especializados que visam diminuir consideravelmente os casos de infecções nosocomiais (respiratórias, cardíacas, dentre outras), que são aquelas potencialmente desenvolvidas durante os períodos de internações e intubação dos pacientes, haja vista que a boca representa um caminho curto para que as infecções bacterianas, virais e fúngicas cheguem aos demais sistemas do organismo.

Vinicius França Gomes, professor de cirurgia, Renan Roberto Pieta, responsável técnico, e a professora Flávia Ruiz Barbosa Paganini, supervisora dos estágios supervisionados, são os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades com os alunos nos hospitais.

Fabricio Paganini destaca que os hospitais são fundamentais neste processo de formação. "Os hospitais abrem as portas para o acadêmico e entendem que a Unipar trata destes estágios com seriedade curricular, dentro de convênios devidamente regulamentados.

O estágio profissional em Odontologia Hospitalar é um diferencial do curso da Unipar. Ele permite que os alunos vivenciem a realidade da prática profissional em uma área de crescente demanda”.