Francisco Beltrão: Unipar forma 2ª turma de pós-graduação em UTI e Urgência/Emergência

Publicado em 26 de Setembro de 2022 às 13:33

A maioria dos pós-graduandos é formada no curso de Enfermagem da própria universidade

Alunos de pós-graduação da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão participaram do encerramento da segunda turma de especialização em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Urgência/Emergência. O último módulo do curso foi ministrado pelo enfermeiro e professor Alessandro Rodrigues Perondi, que abordou as Políticas Públicas voltadas aos serviços de urgência e emergência.

A especialização que teve início em abril de 2021, em meio ao cenário pandêmico, oportunizou a vivência e aperfeiçoamento no manejo dos pacientes críticos, ou seja, por meio dos módulos propostos pelo curso de pós-graduação, os alunos puderam se atualizar e compreender a complexidade e princípios da assistência, gestão de equipes e gerenciamento dos serviços destinados aos pacientes gravemente enfermos.

Segundo a professora Franciele do Nascimento Santos Zonta, coordenadora da especialização, além das aulas teóricas, os módulos se desenvolveram por meio de práticas, simulações realísticas e visitas técnicas, todos conduzidos por um corpo docente qualificado e com vasta experiência na área. Cuidados intensivos, Tópicos Avançados em UTI, Gestão e gerenciamento de Enfermagem, Sistematização e Gestão dos serviços de Urgência e emergência foram alguns dos inúmeros módulos ofertados ao longo do curso.

“Vale ressaltar, que a maioria dos pós-graduandos se formaram no curso de Enfermagem dessa mesma instituição, e que estão atuando nos mais variados serviços de saúde, seja na assistência direta ao paciente ou em coordenações de setores, e até mesmo gestão em munícipios da região Sudoeste”, comentou.

De acordo com a coordenadora, a área da saúde está em constante evolução, e isso reforça a necessidade de os profissionais permanecerem estudando, aprendendo continuamente, tornando-se mais atualizados, críticos e reflexivos. “É um grande estímulo ver a dedicação e empenho desses enfermeiros, que mesmo diante às inúmeras adversidades enfrentadas durante a pandemia e sobrecarga de trabalho, buscam por conhecimento, atualização, e lutam diariamente para melhorar a qualidade da assistência prestada”, finalizou.