Francisco Beltrão: Unipar comemora o Dia do Nutricionista

Publicado em 26 de Agosto de 2022 às 10:11

Dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, data em que a Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN) foi fundada, no Rio de Janeiro, em 1949

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão está completando 17 anos e neste período já formou quase 1.000 profissionais. A área continua em alta e ganha cada vez mais relevância na medida em que as pessoas buscam por qualidade de vida. A alimentação equilibrada junto com a prática regular de exercícios físicos se completam e são dois dos fatores que ajudam aumentar a longevidade média da população.

Dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, data em que a Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN) foi fundada, no Rio de Janeiro, em 1949. Posteriormente, essa associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

A professora Indiomara Barato, coordenadora do curso, faz um resgate da história da Nutrição que, seja como ciência, política social ou profissão, é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX.

Conforme a bibliografia especializada, as condições históricas para a constituição deste campo científico, acumuladas ao longo da trajetória da humanidade, foram estimuladas a partir da Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, e desencadearam-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a 1ª Guerra Mundial.

Neste sentido, no período entre as duas Guerras Mundiais, tanto em países da Europa (Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, entre outros), como da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e, posteriormente, da América Latina (Argentina e Brasil), foram criados os primeiros centros de estudos e pesquisas, os primeiros cursos para formação de profissionais especialistas e as primeiras agências condutoras de medidas de intervenção em Nutrição.

América Latina

Na América Latina a emergência da Nutrição foi fortemente influenciada pelo médico argentino Pedro Escudero, criador do Instituto Nacional de Nutrição em 1926, da Escola Nacional de Dietistas em 1933 e do curso de médicos "dietólogos", da Universidade de Buenos Aires. No Brasil, segundo apontam alguns estudos, a Nutrição teria emergido no decorrer dos anos 1930-1940, como parte integrante do projeto de modernização da economia brasileira, conduzido pelo chamado Estado Nacional Populista, cujo contexto histórico delimitou a implantação das bases para a consolidação de uma sociedade capitalista urbano-industrial no país.