Francisco Beltrão: Unipar, Cejusc e Cartório Arion Cavalheiro desenvolvem projeto ‘Operação Cupido’

Publicado em 18 de Maio de 2023 às 09:17

Projeto busca sanar dúvidas relativas ao planejamento patrimonial dos casais, consequências jurídicas das uniões, fenômenos de violência, etc

A Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão em parceria com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), Cemsu (Central de Medidas Socialmente Úteis) e o cartório de registro civil Arion Cavalheiro estão desenvolvendo o projeto Operação Cupido. O primeiro encontro ocorre neste sábado, 20, das 9h às 12h, na sede da Unipar, na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, Bairro Industrial.

O objetivo é conscientizar os cidadãos em busca de habilitação ao casamento ou registro de união estável, sanando dúvidas relativas ao planejamento patrimonial dos casais (regime de bens), consequências jurídicas das uniões, fenômenos de violência e exercício do poder familiar.

Segundo a advogada Camila Schulze, responsável técnica do curso de Direito, a ideia surgiu a partir das dúvidas que foram sendo levantadas pelas pessoas atendidas em outros projetos executados pelo Cejusc (Unipar e Fórum) e pelo Cemsu. Entre eles, o Projeto Transformar e as Oficinas de Parentalidade, assim como questionamentos levantados durante as sessões de mediação, em especial, nos processos que tramitam na Vara da Família. “Com isso, o Cejusc e o Cemsu perceberam a necessidade de trabalhar alguns temas que envolvem o casamento, a parentalidade, e as violências intrafamiliares, na tentativa de sanar as dúvidas que eventualmente possam surgir durante o relacionamento conjugal”, destaca.

O cartorário Arion Cavalheiro disse que o projeto é importante porque esclarece muitos direitos e deveres dos noivos. “Todas as pessoas que derem entrada no casamento aqui no cartório, entregaremos este material elaborado pela universidade, para que eles possam participar das oficinas mensais”.

As oficinas serão abertas tanto aos noivos quanto aos casais recém-casados. “A gente explica tudo direitinho, mas é sempre bom reforçar, pois o tema é relevante”.

Como funciona

São realizadas oficinas, mensalmente, nas dependências da Universidade Paranaense - Unipar, aplicadas pelos facilitadores do Cemsu e Cejusc da Comarca de Francisco Beltrão, bem como alunos da Unipar. O cronograma prevê encontros neste sábado 20, depois em 17 de junho, 15 de julho, 19 de agosto, 23 de setembro, 21 de outubro e 2 de dezembro.

Os casais interessados em participar poderão solicitar as informações diretamente no cartório do Arion ou entrar em contato com o Cejusc, através do WhatsApp (46)3520-0048, para obter todos os detalhes a respeito.

Última atualização em 18 de Maio de 2023 às 09:27