Francisco Beltrão: Teatro lotado para ver a peça ‘Auto da Barca do Fisco’

Publicado em 19 de Junho de 2023 às 15:05

Peça destaca a importância dos impostos e a destinação correta dos recursos

O projeto de extensão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Paranaense - Unipar/Francisco Beltrão retomou suas atividades neste ano, com a peça teatral ‘Auto da Barca do Fisco’. O evento foi realizado no Espaço da Arte, que ficou lotado nos dois dias de apresentação, pelo público formado por pré-adolescentes.

A peça teve como propósito abordar assuntos relacionados aos impostos, ressaltando a importância da arrecadação adequada e o uso correto dos recursos públicos. E foi apresentada aos alunos matriculados nos sextos anos das escolas públicas e privadas do município.

A iniciativa contou com a parceria do Observatório Social de Francisco Beltrão, Prefeitura Municipal e Núcleo Regional de Educação, reunindo mais de 1.200 alunos nas apresentações. Durante as quatro sessões, os alunos tiveram a oportunidade de se divertir, soltar belas gargalhadas e cantar junto com as músicas de entrada dos personagens.

Através de uma linguagem simples, os artistas transmitem informações sobre como se inicia o mecanismo de arrecadação das receitas tributárias, por meio da emissão de nota/cupom fiscal, e onde e como os recursos são aplicados. Além disso, a peça abordou situações que podem ocorrer quando não há comprometimento dos contribuintes e gestores públicos.

No enredo da peça, duas barcas estavam presentes no palco, uma que levava ao céu e outra ao inferno. Durante uma audiência, foram consideradas almas de políticos, fiscais, empresários e cidadãos. Lúcifer representou um lado, enquanto a anja Rafaela estava do outro, e o anjo Miguel decidiu o destino das almas julgadas.

O coordenador do projeto e dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Idair Edson Marcello, destacou que a peça proporcionou aos espectadores a oportunidade de conhecer um pouco sobre o universo tributário de forma lúdica e envolvente.

“Além de entreter, a peça teve como objetivo conscientizar os alunos sobre seus direitos e deveres como cidadãos, incentivando-os a serem honestos e comprometidos com a sociedade”.