Francisco Beltrão: Setor de RH tem papel importante no “novo normal” das empresas

Publicado em 29 de Março de 2022 às 11:22

MBA Executivo em RH está focado na preparação das empresas para o futuro

A Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão está com inscrições abertas para o curso MBA Executivo em Recursos Humanos: Gestão e Liderança. O objetivo é preparar profissionais para a gestão de pessoas nas organizações, por meio de conceitos modernos e ferramentas gerenciais, capacitando os alunos a atuarem como agentes de mudanças dentro da organização, com seu papel de líder e foco no resultado. O curso também está adaptado para atender às novas necessidades das empresas, já pensando no período pós-pandemia.

Segundo o coordenador do curso, o professor Fábio Córdova, o ano de 2020 é considerado um divisor de águas por conta dos desafios da pandemia da Covid-19, afetando o mundo todo e gerando incertezas no universo corporativo. Empresas tradicionais modificaram a abordagem e o conceito de trabalho na luta pela sobrevivência e vários setores precisaram se reinventar, buscando adaptar-se ao cenário atual.

De acordo com o docente, apontados como tendências no setor de Recursos Humanos, ferramentas, metodologias, software para recrutamento, seleção e análise demissional começaram a ser indispensáveis. Empresas que já haviam implantado essas tecnologias tiveram um menor impacto dos com relação aos que ainda trabalhavam com modelos mais tradicionais, as quais tiveram maiores dificuldades para se automatizar em meio à crise.

“As principais mudanças estão nas rotinas dos negócios e processos, trazendo modernidade e inovação, buscando o fortalecimento do posicionamento, reinvenção, valorização do capital humano e visão de oportunidade, onde mudanças estabelecidas devem permanecer em processos gerenciais”, destacou.

Córdova salienta, ainda, que diante deste “novo normal”, o setor de Recursos Humanos deve atuar de maneira estratégica, principalmente na formação de lideranças que sejam capazes de adaptar essas novas culturas dentro das organizações, planejando e direcionando os colaboradores para uma retomada social e econômica, além de estar atento às mudanças comportamentais causadas pela crise.

No entendimento dele, um dos principais desafios do Recursos Humanos no pós-pandemia é manter os colaboradores alinhados e comprometidos com os objetivos da empresa, por meio de uma comunicação interna transparente e informativa, que contribua para um relacionamento de confiança e parceria. “O futuro se antecipou, o amanhã é hoje. O que nos resta é buscar novas saídas, com uma metodologia muitas vezes insistente, adaptando o antes, o durante e o depois, estando atento a essas mudanças que não irão parar de crescer, com flexibilidade, capacidade e inteligência”, concluiu.

Serviço

Para se inscrever, basta acessar o link: https://www.unipar.br/pos/especializacao ou entrar em contato com o coordenador, Fábio Córdova, pelo e-mail: fabiocordova@prof.unipar.br.

As aulas estão previstas para iniciarem em abril de 2022.