Francisco Beltrão: Semana do PACEx destaca a Fibromialgia para acadêmicos de Fisioterapia e Nutrição

Publicado em 27 de Junho de 2023 às 09:59

Programa de Atividade Curricular de Extensão promove conhecimento sobre a doença e o papel das áreas de atuação no tratamento

A Fibromialgia foi o tema central da Semana de Atividades do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEx), destinada aos acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão. O evento, que teve sua apresentação final no dia 20 de junho, buscou aprofundar o conhecimento e promover a atualização sobre a síndrome dolorosa.

Sob a gestão da professora Indiomara Baratto, coordenadora dos dois cursos, os estudantes desenvolveram leituras, materiais e apresentações relacionados ao tema ao longo de todo semestre.

Para a professora, ambas as áreas de atuação têm um papel fundamental na melhoria e na qualidade de vida dos pacientes com Fibromialgia. A síndrome é caracterizada por sintomas como dor, distúrbio de sono e de humor, e o fisioterapeuta desempenha um papel crucial em seu tratamento, atuando em todo o processo de reabilitação, desde a avaliação inicial até a recuperação plena. Por outro lado, a nutrição também desempenha um papel importante, uma vez que uma alimentação adequada pode ser um ótimo tratamento para quem sofre com doenças crônicas.

Fibromialgia

É uma síndrome musculoesquelética caracterizada por dor crônica generalizada, frequentemente acompanhada por distúrbios do sono, fadiga, ansiedade, depressão, sensibilidade à palpação, rigidez articular, distúrbios cognitivos, dormência e síndrome do intestino e bexiga irritável. Estudos recentes indicam que a Fibromialgia afeta de 2% a 22% da população mundial, com maior prevalência em mulheres. No Brasil, a doença afeta de 2,5% a 4,4% da população, sendo a segunda maior causa de doença reumatológica, logo após a osteoartrose.

Os principais medicamentos disponíveis no mercado para tratar a Fibromialgia apresentam eficácia clínica discreta, o que reforça a importância dos acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição compreenderem o funcionamento da doença e o papel que cada área pode desempenhar no tratamento desses pacientes.

Última atualização em 27 de Junho de 2023 às 10:04