Francisco Beltrão: Projeto Transformar teve participação de 88 homens autores de violência doméstica

Publicado em 27 de Dezembro de 2022 às 08:56

Projeto promove grupos socioeducativos e reflexivos para homens autores de violência doméstica e/ou familiar contra a mulher

O projeto Transformar, desenvolvido pela Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão em parceria com o Cejusc, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, teve a participação de 88 homens agressores, que foram encaminhados pela Vara Criminal em virtude de medidas protetivas de urgência, no decorrer do ano de 2022. Foram realizados 10 ciclos de encontros, iniciando sempre com o encontro de acolhimento, que tem como objetivo acolher os homens encaminhados, a fim de elucidá-los acerca de como funcionará os outros encontros.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, o projeto promove grupos socioeducativos e reflexivos para homens autores de violência doméstica e/ou familiar contra a mulher. Profissionais voluntários das áreas da Psicologia e do Direito, com a participação dos acadêmicos do curso de ambos os cursos da Unipar, trabalham temáticas durante os encontros com o propósito de fazê-los refletir e discutir sobre violência, questões de gênero, masculinidade, machismo, assim como ferramentas da comunicação não violenta para resoluções de conflitos.

Além dos encontros direcionados aos homens, o projeto Transformar também promoveu algumas capacitações em parceria com o curso de Psicologia da Unipar, com o propósito de aperfeiçoar a equipe voluntária que desenvolve as atividades, bem como os acadêmicos do curso de Direito e demais interessados em tratar e discutir sobre a violência de gênero, em especial, contra a mulher.

No próximo ano, o Projeto Transformar retoma suas atividades em janeiro, o qual contará com o comparecimento obrigatório e a participação de pelo menos 12 homens, acolhidos no final do mês de novembro.

Serviço

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto Transformar, vinculado ao Cejusc e curso de Direito da Unipar de Francisco Beltrão, o contato pode ser realizado no número de telefone: (46) 99973-8863.