Francisco Beltrão: Projeto Transformar promove capacitação com o tema ‘Chore, seja macho’

Publicado em 25 de Agosto de 2022 às 08:35

Atividade foi desenvolvida neste mês de agosto, numa parceria entre os cursos de Direito e Psicologia

Os cursos de Direito e Psicologia da Universidade Paranaense –Unipar/Francisco Beltrão promoveram, na segunda semana de agosto, uma capacitação intitulada: ‘Chore, Seja Macho - A construção machista da Masculinidade - Suas consequências biopsicossociais e caminhos para Ressignificações’. O evento fez parte do projeto Transformar que é vinculado ao curso de Direito e ao Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).

O projeto Transformar acompanha homens acusados de violência doméstica na Comarca de Francisco Beltrão. A atividade foi desenvolvida pela professora Tatiane Pecoraro e pelos acadêmicos Gabriel Henrique Damim, Igor Fiorese Wais e Mateus José Becker Cornelli.

Segundo Tatiane, com o aumento da violência nas populações mais vulneráveis por diversos campos da sociedade, surge a necessidade de compreender os fenômenos sociais, culturais, históricos e econômicos que a reproduzem, inclusive, sob a perspectiva de gênero e, sobretudo, com relação ao machismo como forma relacional da construção da masculinidade.

Diante da importância de compreender como a construção machista da masculinidade interfere nas relações de gênero e suas consequências biopsicossociais, dentre elas, a violência de gênero contra a mulher, os acadêmicos e docentes do curso de Direito e de Psicologia foram convidados a participar dessa capacitação, que possuía como objetivo abrir espaço para reflexão. Além de coordenadores, docentes e alunos da Unipar, o evento contou com a presença da juíza da Vara Criminal da Comarca de Francisco Beltrão, Janaina Monique Zanellato Albino, e do juiz e coordenador do Cejusc, Eduardo Ressetti Pinheiro Marques Vianna.