Francisco Beltrão: Projeto Transformar encerra 2023 com participação de 91 homens

Publicado em 19 de Dezembro de 2023 às 14:29

Iniciativa para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher

O Projeto Transformar, desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Francisco Beltrão e Universidade Paranaense - Unipar, encerrou suas atividades em 2023 com a participação de 91 homens, encaminhados pelo Juízo da Vara Criminal depois de serem alvos de medidas protetivas de urgência.

O último encontro foi no dia 9 de dezembro e abordou o tema ‘Comunicação Não Violenta’ pelos profissionais voluntários do projeto, Marister Sabadin e Igor Fiorese Wais. Esta etapa também contou com a participação dos alunos do 5º ano de Direito Maria Eduarda Zanatta, Tailana Brandão e João Carlos Correia Alves Junior. Além disso, houve a participação de um representante do grupo Alcoólicos Anônimos que abordou o tema do alcoolismo com os homens participantes.

No ano de 2023, foram concluídos 10 ciclos, o quais foram subdivididos em 6 encontros, iniciando sempre com o Encontro de Acolhimento, que tem como objetivo acolher os homens encaminhados, a fim de elucidá-los acerca de como funciona o projeto.

Desde o final de 2021 até agora, 202 homens participaram de alguma maneira do Projeto Transformar. Dos homens encaminhados neste ano, 102 compareceram no Encontro de Acolhimento e 91 concluíram a participação, presentes nos 6 encontros.

O Projeto promove grupos socioeducativos e reflexivos para homens autores de violência doméstica e/ou familiar contra a mulher. Através dos profissionais voluntários das áreas da Psicologia e do Direito, com a participação dos acadêmicos destes dois cursos, são trabalhadas algumas temáticas durante os encontros com o propósito de fazê-los refletir e discutir sobre violência, questões de gênero, masculinidade, machismo, assim como trabalhar com eles ferramentas da Comunicação Não Violenta para a resolução de conflitos.

Além dos encontros direcionados aos homens, o Projeto Transformar também promoveu algumas capacitações em parceria com o curso de Psicologia da Unipar. Os treinamentos foram desenvolvidos para a Vara Criminal da Comarca de Francisco Beltrão, bem como para os policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar, com objetivo de abordar questões que envolvem a violência doméstica e/ou familiar contra a mulher, a fim de aperfeiçoar a atuação profissional desses servidores.

No próximo ano, o Projeto Transformar retoma suas atividades em janeiro para dar continuidade ao 22º Ciclo de Encontros. Já está previsto o comparecimento obrigatório e a participação de pelo menos nove homens, acolhidos no final do mês de novembro.

A importância do Projeto Transformar

O Projeto Transformar é uma importante iniciativa para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Ao promover grupos socioeducativos e reflexivos para homens autores de violência, o Projeto contribui para a conscientização e a transformação desses homens, a fim de que eles possam construir relações mais saudáveis e respeitosas com as mulheres.