Francisco Beltrão: Projeto Transformar capacita policiais militares sobre violência doméstica

Publicado em 4 de Dezembro de 2023 às 17:31

Evento foi organizado em parceria com os cursos de Direito e Psicologia

O Projeto Transformar, desenvolvido pelos cursos de Direito e Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão e vinculado ao Cejusc, promoveu uma capacitação aos policiais militares do 21º Batalhão da Polícia Militar. O evento, realizado no último dia 23 de novembro, foi idealizado pela responsável técnica do curso de Direito, Camila Schulze, e teve apoio do comandante do Batalhão, major Rogério Gomes Pitz.

Com o aumento da percepção da violência perpetuada em face das populações mais vulneráveis, principalmente contra as mulheres, surge a necessidade de compreender os fenômenos sociais, culturais, históricos e econômicos que a reproduzem, inclusive, sob a perspectiva de gênero.

Por conta deste contexto, o Projeto Transformar organizou uma capacitação voltada aos Policiais Militares do 21º BPM, com o intuito de criar um espaço de reflexão e conversa sobre o tema. A capacitação foi desenvolvida e ministrada pela professora doutora Tatiane Pecoraro juntamente com as acadêmicas Gabriela Toassi Brito, Lenuzia Pasqualli de Jesus e Renata dos S. da Cunha, do 5º ano do curso de Psicologia.

O evento contou com a participação de 20 policiais militares. Na ocasião, foram abordadas questões de gênero e o fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo foi agregar conhecimento aos policiais presentes, principalmente, para aqueles que se direcionam, quando solicitados, às ocorrências resultantes de violência doméstica/familiar.