Francisco Beltrão: Projeto oferta palestras e encontros reflexivos para usuários de drogas

Publicado em 13 de Setembro de 2022 às 08:49

Primeira atividade aconteceu em 6 de agosto; objetivo está ligado à conscientização e apoio ao público atendido

Teve início no dia 6 de agosto, em Francisco Beltrão, o programa Reflexão Positiva, uma parceria da Universidade Paranaense – Unipar, da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Juizado Especial Criminal de Francisco Beltrão.

De acordo com Diego Canton, docente do curso de Direito da Unipar e coordenador do Cejusc, o projeto tem como objetivo implementar medidas de proteção e de enfrentamento ao alto índice de usuários de drogas psicoativas na Comarca de Francisco Beltrão, por meio da aplicação de técnicas de justiça restaurativa, em especial, com práticas circulares e roda da medicina.

Com as atividades desenvolvidas o projeto visa maior conscientização, promover apoio ao usuário, a prevenção da escada criminal, bem como também ofertar palestras educativas e encontros reflexivos. Para tanto, os participantes serão encaminhados por meio de transação penal e deverão participar das atividades propostas por um período de quatro horas.

A primeira atividade também contou com a participação de Camila Schulze, responsável técnica do curso de Direito, do coordenador do Cemsu, Matheus Carvalho, e das acadêmicas do 2º e do 5º períodos do curso de Direito, Emilene Cavalheiro Machado e Julia Zeferino Bosco, respectivamente.