Francisco Beltrão: Projeto de extensão da Unipar atende 2.184 estudantes de escolas públicas

Publicado em 15 de Janeiro de 2024 às 08:52

Projeto Habilidades para a Vida leva a Psicologia para estudantes da região

Um projeto de extensão vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão realizou 2.184 atendimentos a estudantes de escolas públicas da região. A iniciativa, que teve como objetivo levar a temática e seus desdobramentos para as escolas, no contexto da Psicologia Escolar, contou com a participação de 19 escolas públicas dos municípios de Francisco Beltrão, Verê e Ampére.

As atividades, que foram desenvolvidas de forma coletiva e preventiva, tiveram como foco trabalhar a psicoeducação sobre temáticas compatíveis às necessidades de cada uma das escolas. Entre os temas abordados estão saúde mental, relacionamento interpessoal, bullying e habilidades para a vida.

A coordenadora do projeto, professora Thaís Cristina Gutstein Nazar, diz que o projeto de extensão aliado à pesquisa fomenta o desenvolvimento da comunidade a partir da ciência. "É gratificante perceber o engajamento dos nossos acadêmicos ao levar à comunidade o que aprendem em sala de aula, e da mesma maneira, contribuir com a necessidade das escolas que precisam de intervenções em contexto da saúde mental, relacionamento interpessoal, bullying, habilidades para a vida dos estudantes", afirma.

De acordo com ela, a Lei 13.935/2019, que assegura a presença de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica de todo o país, ainda está sendo efetivada. Assim, o projeto em questão contribui com as demandas no contexto das intervenções coletivas na nossa realidade.