Francisco Beltrão: Profissionais de Odontologia da Unipar percebem aumento na prevalência de cárie dental em crianças

Publicado em 19 de Setembro de 2022 às 11:26

Foi observado que a pandemia mudou hábitos das crianças com relação à alimentação e higiene bucal

Toda terça-feira à tarde o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão faz atendimentos gratuitos para crianças de 5 a 12 anos de idade. Os atendimentos odontológicos às crianças acontecem durante o Estágio Multidisciplinar Infantil, do último ano da graduação, sob a supervisão de três professores: Flávia Paganini, Giselly Matei e Marcelo Campos. Neste ano já foram atendidas cerca de 50 crianças.

É um serviço prestado à comunidade e que tem alta demanda. Na clínica da Unipar, as crianças recebem acompanhamento completo, desde a prevenção, tratamento de canal, restauração, instalação de aparelhos ortodônticos, até procedimentos cirúrgicos como correção de freio labial. “É um tratamento multidisciplinar preventivo, curativo e de reabilitação e que tem grande procura”, comentou a professora Flávia.

A profissional salientou que nesta fase da infância o acompanhamento odontológico é muito importante, principalmente no pós-pandemia da Covid-19. Flávia observou que as crianças, de modo geral, tiveram alteração nos hábitos alimentares e de higiene bucal, acarretando num aumento na prevalência da doença e no número e severidade das lesões de cárie. “A falta de rotina da pandemia, incluindo negligência com os cuidados de higiene bucal e o aumento na frequência de consumo de alimentos ricos em carboidratos fermentáveis e sacarose refletiu diretamente na saúde bucal das crianças”.

Na infância, ela diz que, de maneira geral, para prevenção da doença da cárie, é preciso escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, com creme dental com flúor (mínimo 1.000 ppm) e reduzir a frequência de ingestão de alimentos ricos em açúcares.

“Já tivemos casos atendidos na nossa clínica escola, de criança com 4 anos que precisou de reabilitação com prótese total, porque perdeu todos os dentes devido à doença cárie”, alertou.

De acordo com ela, é bem importante que os pais fiquem atentos. O primeiro sinal da cárie se manifesta através de uma manchinha branca, que é a desmineralização do esmalte do dente. Isso ocorre em virtude da acidez causada pelas bactérias que se alimentam da sacarose. Depois da mancha branca, se não tratada, começam aparecer as cavidades e a evolução pode levar à perda do dente. Se a criança perde precocemente o dente de leite - a troca da dentição ocorre até os 12 anos de idade - ela poderá ter prejuízos na dentição permanente. Uma das consequências da perda prematura dos dentes decíduos é a migração dos dentes adjacentes para a região da perda, com redução ou fechamento do espaço para irrupção do sucessor permanente, entre outros problemas.

Serviço

O atendimento da Clínica Odontológica da Unipar é gratuito para a comunidade, salvo os casos que necessitam de aparelhos ou demais serviços terceirizados. Quem é acompanhado nos projetos da universidade na Escola Municipal Recanto Feliz - Caic e nas Unidades Básicas de Saúde tem prioridade, mas isso não exclui as demais crianças que precisam de tratamento. Basta procurar o serviço, localizado na Rua Antônio de Paiva Cantelmo, Bairro Industrial, ou ligar no telefone 3520-2800 (ramal 1308) e deixar o nome e o contato. Há uma fila de espera e conforme os tratamentos são encerrados, novas crianças vão sendo chamadas e incluídas no serviço.