Francisco Beltrão: Professores e acadêmicos participam de congresso nacional de pesquisa e pós-graduação

Publicado em 28 de Junho de 2022 às 08:37

Alunos destacaram a importância da pesquisa científica durante a graduação

Professores e acadêmicos do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão participaram do V Encontro Virtual do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), que ocorreu entre os dias 14 e 18 de junho. O evento abordou o tema Inovação, Direito e Sustentabilidade, contando com palestrantes de renome nacional e internacional. Três artigos foram desenvolvidos por integrantes do curso. Os alunos Francine Angonese e José Gabriel de Lima, juntamente com a professora Elouise Mileni Stecanella, submeteram e apresentaram artigo sobre “A educação cidadã para a resolução adequada de conflitos”.

José comenta como foi a participação: “A pesquisa encanta e a busca pelo conhecimento através da produção científica é de suma importância e transcende o pesquisador/autor, inserindo no meio acadêmico produções que servem de base para novos debates”.

A aluna Francine salienta o quanto a pesquisa promove o desenvolvimento acadêmico e pessoal, possibilitando uma reflexão crítica do Direito e áreas afins. Para a professora Elouise, “é essencial fomentar a pesquisa desde a graduação”, ressaltando a dedicação dos alunos e o senso crítico na construção do artigo e na participação do evento.

O professor Alexandre Magno Augusto Moreira também participou do evento com a apresentação de artigo na área de Direito Empresarial, tratando do tema das sociedades anônimas de futebol. Alexandre ressalta a qualidade do evento: “Participei de todos os eventos virtuais, e, apesar do distanciamento, o evento nunca deixa a desejar. A pesquisa é a mola propulsora de uma universidade, a forma de fazer com que os acadêmicos experimentem o espírito reflexivo e científico em diferentes áreas”.