Francisco Beltrão: Professoras de Fisioterapia ressaltam a importância do alongamento no inverno

Publicado em 4 de Julho de 2022 às 08:44

Com o frio e a alimentação mais calórica, há uma tendência maior ao sedentarismo

Mexer o corpo é sempre importante, independente da estação do ano, mas no inverno a tendência é que as pessoas reduzam o ritmo. Clima mais frio, preguiça, comidas mais calóricas e demoradas para digestão acabam influenciando negativamente e aumentando o sedentarismo. Quem consegue romper este ciclo e se manter ativo, sente bem-estar, tem maior controle do estresse e da ansiedade, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, melhora as defesas do organismo, a qualidade do sono e da libido, auxilia na depressão e ainda previne e reduz sintomas das doenças crônicas.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, professora Indiomara Baratto, é muito comum durante o inverno as pessoas comerem uma quantidade maior de alimentos para manter a temperatura corporal mais elevada, e em contrapartida, os indivíduos tendem a se movimentar menos, praticam menos exercícios físicos, diminuem a frequência e se tornam mais preguiçosos.

A fisioterapeuta Ana Clara Massarollo, docente no curso de Fisioterapia, cita que o alongamento é um exercício utilizado para melhorar a flexibilidade, pois ele permite modificar o comprimento do músculo através do afastamento de origem e inserção da musculatura que se quer alongar. “Vários benefícios podem ser obtidos quando nos dedicamos ao alongamento, podemos ter aumento da flexibilidade, redução de dores, melhorar mobilidade articular, o alinhamento corporal, reduzir encurtamentos, diminuir riscos de lesões músculo-articulares, aumentar o relaxamento muscular e a melhorar a circulação sanguínea”.

Quando as temperaturas estão mais baixas, o alongamento é essencial, ele age como uma importante garantia de que o corpo está preparado para se movimentar com segurança, uma vez que, no frio, há uma tendência de dificuldade na locomoção. “As baixas temperaturas fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam e fiquem mais finos, reduzindo o fluxo sanguíneo. Já os músculos, tendem a ficarem mais contraídos para garantir assim a manutenção da temperatura corporal. Por tanto, nos dias frios, os músculos ficam mais rígidos, o que faz com que estejamos mais propensos a dores e desconfortos em nossos movimentos”, salientou Ana.

A professora Indiomara ressalta, ainda, que “com os sanguíneos menos dilatados e a musculatura retraída, o corpo vai demorar mais tempo para se aquecer, assim o alongamento previne eventuais estiramentos, porque permite uma mobilidade do músculo com maior qualidade”. Segundo ela, é importante buscar orientação de um profissional fisioterapeuta, realizar avaliação e somente depois inserir o alongamento no dia a dia.

A coordenadora diz que em um futuro muito próximo a universidade vai poder ofertar à população de Francisco Beltrão e região os atendimentos fisioterápicos, quando os acadêmicos ingressarem na fase de estágios curriculares, uma vez que o curso já é uma realidade na unidade.