Francisco Beltrão: Professora destaca alimentos importantes para a saúde do cérebro

Publicado em 17 de Julho de 2023 às 10:30

Pesquisa de Harvard mostra alimentos mais saudáveis para o equilíbrio mental

A coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paranaense - Unipar/Francisco Beltrão, professora Indiomara Baratto, destaca a importância de uma alimentação saudável para a saúde do cérebro. Segundo ela, há evidências científicas de que certos alimentos podem ajudar a melhorar a memória, o aprendizado e o humor.

“Podemos dizer que, quando temos uma alimentação saudável, fornecemos importantes estímulos para o organismo assim como para o cérebro, pois a saúde mental e a alimentação estão altamente relacionadas, assim como o cérebro e o intestino. Podemos, inclusive, citar que essa relação inicia desde muito cedo, já que o cérebro e o intestino se originam das mesmas células embrionárias e permanecem conectados à medida que o ser humano se desenvolve”.

De acordo com a docente, se a alimentação não for saudável, o intestino pode ficar inflamado e sofrer as consequências de uma alimentação inadequada. Isso pode influenciar no desenvolvimento de ansiedade, desatenção e doenças como a depressão. “Quanto mais você cuida da sua alimentação e do seu intestino, mais você cuida da sua saúde mental”.

Um estudo publicado pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) reforçou os alimentos essenciais para a saúde do cérebro:

1. Especiarias são conhecidas por suas propriedades antioxidantes. A cúrcuma apresenta benefícios na redução da ansiedade e a curcumina, ingrediente ativo da cúrcuma, pode diminuir a ansiedade, alterando assim a química do cérebro e protegendo o hipocampo. O açafrão possui efeitos sobre o transtorno depressivo grave.
  2. Alimentos fermentados são feitos combinando leite, vegetais ou outros ingredientes crus com microrganismos, como leveduras e bactérias. O mais conhecido é o iogurte natural com culturas ativas, mas também existem outros como chucrute e kombucha. O que eles têm em comum são fontes de bactérias vivas que podem melhorar a função intestinal e diminuir a ansiedade, assim como melhorar o declínio cognitivo.
  3. Nozes têm ação anti-inflamatória e antioxidante dos ácidos graxos ômega-3 presentes nas oleaginosas. São eficazes para melhorar a memória e as nozes têm gorduras e óleos saudáveis que o cérebro precisa para funcionar bem.
  4. Chocolate amargo ajuda a formar o revestimento que protege os neurônios e auxilia a controlar a síntese de substâncias químicas que influenciam o humor. Uma pesquisa com mais de 13 mil adultos em 2019 descobriu que as pessoas que comem chocolate amargo regularmente têm um risco 70% menor de apresentar sintomas depressivos, ele ainda possui efeito antioxidante.
  5. Abacate, que todo mundo conhece pela alta concentração de gordura boa, também é fonte de alta quantidade de magnésio, importante para o funcionamento do cérebro. Atualmente, existem muitas pesquisas que relacionam depressão à deficiência de magnésio.
  6. Vegetais de folhas verdes como a couve, fazem muita diferença na saúde. Eles contêm vitamina E, carotenoides e flavonoides, nutrientes que protegem contra a demência e o declínio cognitivo. Outro benefício desses alimentos é que eles são uma grande fonte de folato, uma forma natural de vitamina B9, importante na formação de glóbulos vermelhos. A deficiência de folato pode ser a base de algumas condições neurológicas, a vitamina tem efeitos benéficos no estado cognitivo e é importante na produção de neurotransmissores, espinafre, acelga e folhas de dente-de-leão também são excelentes fontes de ácido fólico.

Última atualização em 17 de Julho de 2023 às 10:32