Francisco Beltrão: Professora de Educação Física finaliza coleta de dados do Mestrado

Publicado em 19 de Julho de 2023 às 08:11

Parceria entre Unipar e Unati-Unioeste fortalece pesquisa sobre treinamento resistido em idosos

A professora do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão Chiara Munaro finalizou, no início deste mês, a coleta de dados de sua dissertação. Ela é aluna do Mestrado em Ciências da Saúde da Unioeste/FB, sendo orientada pela professora doutora Lirane Ferreto, da Unioeste, e também coorientada pela professora Durcelina (Duda) Bortoloti, da Unipar. “Tenho muito orgulho de hoje trabalhar e poder coorientar nossa egressa em mais uma etapa importante de sua vida acadêmica”, disse a professora Duda.

A professora Chiara, egressa do curso de Educação Física, está desenvolvendo o projeto intitulado ‘Efeito de um programa de treinamento resistido sobre a composição corporal e biomarcadores de saúde em idosos’.

O projeto de mestrado teve como população idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade – Unioeste (Unati), que foram submetidos a um programa de treinamento com pesos por 12 semanas e mais duas semanas de avaliações em saúde.

As atividades só foram possíveis graças à parceria deste projeto com a Unipar, visto que, todo o programa de treinamento aconteceu na academia de musculação da Unipar de Francisco Beltrão e parte das avaliações em saúde também nas dependências da Unipar.

Além disso, com a supervisão das professoras Duda e Chiara, houve a oportunidade dos acadêmicos de Educação Física cumprirem parte da sua carga horária de Estágio Obrigatório na área de População Especial. Foram mais de três meses de muito empenho e aprendizado de todos os envolvidos.

“Muita gratidão aos acadêmicos de Educação Física da Unipar pelo carinho que nos trataram nesses três meses de treinamento ", relatou dona Marilete, uma das participantes do projeto. A coordenação da Unati também agradeceu a parceria: "Fico grata a todos os participantes pelo empenho e dedicação, aos acadêmicos e professores do curso de Educação Física, por fazerem o projeto possível e à Unipar pela parceria de sempre".