Francisco Beltrão: Professora da Unipar participa de Livecast do Projeto MovACE 2023

Publicado em 10 de Fevereiro de 2023 às 13:08

Projeto é desenvolvido pela Associação Empresarial e a Unipar é parceira

A professora doutora Durcelina Schiavoni Bortoloti (Duda), do curso de Educação Física da Universidade Paranaense - Unipar/ Francisco Beltrão, foi a convidada, na última terça-feira, 7, do primeiro episódio de uma série de livecast do canal do youtube da Fiori Produtora, com a pauta: ‘Vamos falar sobre o MovACE 2023’.

O MovACE é uma competição de integração, proposta por núcleos da Acefb (Associação Empresarial), que visa fomentar a prática de atividades saudáveis como forma de melhorar a qualidade de vida dos participantes. A Unipar é parceira deste projeto desde o ano passado por meio dos cursos de Educação Física e Nutrição e este ano irá agregar também o curso de Psicologia.

A professora Duda falou sobre saúde e atividades físicas, em um descontraído bate-papo em companhia do Maicon (coordenador de Marketing do MovACE), do Eduardo (Firston Agência de Publicidade e Propaganda), Bruno Fiori e Patrícia Fiori (Fiori Agência de Publicidade). A proposta foi informar ao público sobre a importância da prática de atividades físicas e dar algumas dicas importantes para um pré-MovACE.

Dentre os temas, foram citados a prática de atividade física no tempo livre, no deslocamento, no trabalho/estudo e nas tarefas domésticas, como uma boa estratégia preparatória para as inúmeras atividades que os participantes serão submetidos durante o período de competição.

A professora destacou, ainda, que há várias possibilidades de atividades físicas como caminhar, correr, pedalar, subir escadas, dançar, passear com animais de estimação, cuidar do quintal, praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga, entre outros.

A parceria da universidade e dos núcleos da Associação Empresarial de Francisco Beltrão, por meio do MovAce, também permite a capacitação dos futuros profissionais em formação acadêmica. Todos os dados coletados ao longo do projeto irão gerar produtos científicos produzidos pelos acadêmicos, sob orientação dos professores da Unipar, como TCCs, resumos para congressos, etc.

Ao final da Livecast, Bruno Fiori ressaltou o valor desta parceria, agradeceu muito à Unipar e ressaltou que o MovACE foi orquestrado para que a Unipar permanecesse nesta parceria, visto a importância que a instituição traz para este projeto.