Francisco Beltrão: Professor publica artigo em obra sobre ensino remoto na educação superior

Publicado em 3 de Fevereiro de 2023 às 09:14

Livro foi organizado e publicado pela Unipar e contém artigos elaborados por professores da casa nas diferentes modalidades de ensino

O professor Adriano Vottri Bellé, docente do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, participou da obra ‘Ensino Remoto: experiências no ensino superior’, organizada pelos professores Luiz Roberto Prandi e Tatiane Henrique Sousa Machado, e publicado pela Unipar/Umuarama.

O livro é um compêndio de artigos elaborados por professores da Unipar nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e EAD. O professor Adriano é o representante da unidade de Francisco Beltrão. A abordagem central busca enfoque em experiências inovadoras realizadas em sala de aula em um contexto de restrições sanitárias decorrentes da pandemia, mas também objetiva enaltecer a discussão sobre os novos rumos e possibilidades da educação contemporânea.

O docente beltronense, que é especialista em metodologias ativas de aprendizagem, apresenta sua experiência na abordagem do ensino da disciplina de processo penal mediante a utilização de mapas mentais. Segundo ele, a utilização de recursos educacionais complementares e relativamente diferentes das metodologias tradicionais, se bem realizada, tende a ser um importante mecanismo de fixação de conteúdo, além de dinamizar as atividades e transformar a sala de aula em um ambiente instigante e desafiador.

“Os mapas mentais representam apenas uma das inúmeras possibilidades de utilização das metodologias ativas, das quais também são exemplos a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Vale registrar, também, que a Unipar constantemente incentiva e valoriza a adoção de práticas inovadoras, e que esta liberdade concedida ao professor é determinante para garantir a confiança necessária para o bom desempenho das atividades, além de se alinhar às novas demandas educacionais de uma geração habituada ao protagonismo de sua trajetória”, avaliou o autor.

O coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, também comentou a importância da obra. “A Unipar fomenta com excelência as práticas de ensino inovadoras, como forma de intensificação no processo de ensino-aprendizagem, tornando ao mesmo tempo, um ensino prazeroso e de responsabilidade em favor da comunidade acadêmica”.

Última atualização em 3 de Fevereiro de 2023 às 09:17