Francisco Beltrão: Professor de Direito lança livro sobre a luta contra a corrupção

Publicado em 8 de Junho de 2022 às 11:09

Pesquisa que originou a obra objetiva abordar de maneira científica e técnica alguns temas espinhosos e controvertidos

O professor Adriano Vottri Bellé, docente do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, acaba de lançar o livro intitulado “Enfrentamento à Corrupção no Mercosul: normas, índices e iniciativas em meados da Agenda 2030”, pela Editora Dialética.

A obra é fruto de uma adaptação da dissertação de mestrado do autor, concluída em 2021, e aborda aspectos tangenciais à problemática das práticas corruptivas, como a moral, a ética e a ética pública. A pesquisa trata, também, de análises empíricas dentro de um recorte temporal que se inicia no ano de 2015, com a aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Partindo do pressuposto de que a corrupção é tema latente e perene na pauta dos debates sociais dos Estados do Mercosul, e de que a Agenda 2030 é, atualmente, a principal referência quando o assunto é o desenvolvimento sustentável, a pesquisa objetiva abordar de maneira científica e técnica alguns temas espinhosos e controvertidos.

Segundo o professor Adriano, o estudo de caso e a análise dos resultados do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgados anualmente pela Transparência Internacional, permitem a conjugação entre aspectos teóricos e empíricos, além de fundamentar as constatações finais da pesquisa.

“Apesar de reconhecer que muito se fala e se discute acerca da corrupção, entendemos que no mais das vezes falta embasamento teórico, além de um certo distanciamento para uma visão menos deturpada e tendenciosa do fenômeno da corrupção. Por isso, a proposta é trazer à discussão elementos que permitam um mínimo de fundamento para formação de opiniões e para uma análise mais acurada da conjuntura contemporânea”, avaliou o autor.