Francisco Beltrão: Pesquisa revela dados preocupantes sobre saúde mental de adolescentes

Publicado em 15 de Janeiro de 2024 às 08:41

Dos entrevistados, 54,1% apresentaram sintomas possíveis ou prováveis para ansiedade e 40,8% para depressão

Uma pesquisa realizada pelo curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, envolvendo 1.623 adolescentes de 13 escolas públicas, revelou dados preocupantes sobre a saúde mental desse público.

É um projeto de pesquisa pioneiro, visando aprofundar-se nos fatores de risco e proteção que afetam a saúde mental e o bem-estar dos jovens. O estudo se destaca por sua abordagem abrangente, tocando em temas como ansiedade, depressão, violência intrafamiliar e extrafamiliar, uso de drogas, sexualidade e ideações e tentativas de suicídio.

Segundo a professora doutora Thaís Cristina Gutstein Nazar, coordenadora da pesquisa, a adolescência é um período de transição crítica, marcado por mudanças físicas, emocionais e sociais significativas. “Estudantes que frequentam escolas públicas, muitas vezes, enfrentam uma série de desafios adicionais, como recursos limitados, ambientes familiares complexos e exposição a condições socioeconômicas desfavoráveis”. A professora também cita que esses fatores podem aumentar a vulnerabilidade a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, que afetam negativamente o desempenho acadêmico, a autoestima e o desenvolvimento saudável.

A amostra foi composta por 1.626 adolescentes matriculados no Ensino Médio de 13 escolas públicas de 1º, 2º e 3º anos, com idades que variam de 14 a 18 anos. Desse número, 898 (55,4%) eram meninos e 713 (44%) meninas; 10 (0,6%) participantes não se identificaram nessa classificação, escolhendo a opção “outro”.

Esta pesquisa desdobrou-se em cinco etapas: o contato com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e com a Secretaria de Estados da Educação (SEED); contato com as escolas; realização do convite para participar do estudo; coleta de dados; e uma breve intervenção abordando temas escolhidos pelas escolas, conforme a sua demanda, por exemplo, saúde mental, ansiedade, depressão e habilidades para a vida.

Para a geração dos dados, recorreu-se o Questionário Juventude Brasileira Fase II (Dell & Aglio et al., 2011), composto por 77 questões objetivas, sendo algumas em formato likert e outras em formato dicotômico e a Escala HAD (ansiedade e depressão), para mensurar autoestima, autoconfiança e satisfação com a vida. Nesta investigação, seguiram-se todas as diretrizes e normas regulamentadoras para pesquisas que envolvem seres humanos, sendo aprovada pelo Comitê de Ética da instituição de origem (protocolo número CAAE: 50753221.0.0000.0109), sob o Parecer 5.836.801.

Resultados

Com relação aos principais resultados, sobre ideações suicidas, dos 1.626 adolescentes investigados, 34,9% (n=567) já tiveram ideações suicidas; desses, 46,7% (n=302) já fizeram pelo menos uma tentativa de suicídio, que condiz com o percentual de amostra (18,6%; n=302); 57% (n=927) dos participantes já presenciaram violência intrafamiliar; 15,68% (n=255) já vivenciaram situações de abuso sexual; 54,1% (n=880) apresentaram sintomas possíveis ou prováveis para ansiedade e 40,8 % (n=655) denotam sintomas possíveis ou prováveis para depressão; 79,1% (n=1286) já experimentaram álcool.

“A pesquisa não apenas aumentou o conhecimento acadêmico, mas também teve um impacto prático, orientando a criação de políticas, programas de intervenção e práticas clínicas mais eficazes. Ao abordar de maneira abrangente os diversos fatores de risco e proteção que afetam os estudantes adolescentes, este projeto ofereceu uma contribuição valiosa para a promoção de uma juventude mais saudável, resiliente e preparada para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, salienta a professora Thaís.

Participantes

Além da coordenadora, o projeto de pesquisa contou com a participação dos acadêmicos da iniciação científica (PIC/PIBIC) Fernanda Caroline Gnoatto Ribeiro, Melissa Juliana de Conti, Geicy Naara Rodrigues, Silvane Tedesco Romani, Mario Luis Schipanski Junior, Eliziane de Fatima Frescura, Ananda Appel Gonzatto, Aldo Marcos Barp, Dhebora Crystina Alves dos Santos Franco, Jeisy Keli Schirmann, Viviane Sagin, Joao Antonio Scandolara, Eduardo Augusto Bruzamarello, Isabella Valandro, Heloisa Santolin da Silva, Andrielle Luiza Adanski, Lidiani Julia Araujo, Gabriela Brito e da psicóloga egressa Ana Claudia Pansera .