Francisco Beltrão: Pesquisa de Enfermagem sobre Covid-19 é publicada em revista internacional

Publicado em 8 de Fevereiro de 2023 às 10:28

Pacientes com Covid-19 apresentam sintomas até um ano depois da alta hospitalar

Importante estudo da egressa do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão Natiéli Rauber Nicolau, feito com orientação da professora Franciele do Nascimento Santos Zonta, foi publicado em janeiro deste ano na revista internacional Research, Spciety and Development.

O estudo avaliou a qualidade de vida e os sintomas persistentes em pacientes hospitalizados por Covid-19. A pesquisa foi realizada no Sudoeste do Paraná, em parceria com as vigilâncias epidemiológicas, por meio de visitas domiciliares para aplicação de questionário e avaliação do estado de saúde geral.

Segundo a professora Franciele, além de vivenciar o contexto da UTI, os pacientes que sobrevivem à doença crítica, muitas vezes experimentam piora da saúde depois da alta hospitalar, conhecida como síndrome pós-cuidados intensivos. “Vários pesquisadores já notaram alterações físicas, cognitivas, psiquiátricas, nutricionais e de dor após Covid-19 grave, onde nove em cada 10 sobreviventes hospitalizados em UTI tiveram ao menos uma alteração quatro a seis semanas após a alta hospitalar”.

O estudo da Natiéli constatou que que a maioria dos pacientes avaliados era do sexo masculino, jovens e com doenças crônicas, com destaque à obesidade e hipertensão arterial. “Pacientes que foram hospitalizados devido à Covid-19, apresentaram sintomas persistentes relacionados à doença mesmo após 12 meses de alta hospitalar, com predomínio de queixas de memória prejudicada e dores articulares”.

De acordo com ela, ao avaliar a qualidade de vida dos pacientes, pode-se constatar que a mesma foi insatisfatória, principalmente no nível físico, tendo em vista a presença dos sintomas persistentes, sobretudo a artralgia (dor nas articulações), oriundos das sequelas da Covid-19, que impactam nesse domínio com consequente repercussão negativa na qualidade de vida desses indivíduos.

O estudo indica a necessidade de políticas em saúde que amparem a continuidade de assistência de modo multidisciplinar, a fim de estruturar avaliações do prognóstico dos pacientes após a alta hospitalar por Covid-19, enfatizando a recuperação em saúde e prevenção de agravos futuros. “Assim, como é de extrema relevância fomentar pesquisas que possam contribuir para os avanços na assistência e gerenciamento em saúde”.

Última atualização em 8 de Fevereiro de 2023 às 10:29