Francisco Beltrão: Personagens históricos fazem parte do 5º Desfile Psiquiátrico de Enfermagem

Publicado em 2 de Maio de 2023 às 09:08

Atividade da disciplina Saúde Mental e Psiquiatria I foi desenvolvida pelos acadêmicos do 3º ano

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveu sua 5ª edição do Desfile Psiquiátrico. O trabalho tem um importante envolvimento dos alunos e professores na construção dos personagens. Na grade do curso de Enfermagem, os alunos do 3º ano trabalham Saúde Mental e Psiquiatria I, disciplina que tem continuidade no 4º ano.

Entre os assuntos que são abordados está o cenário histórico da saúde mental no Brasil e no mundo. A ideia é que os próprios alunos construam o roteiro da apresentação de cada personagem, atendendo à ordem dos fatos históricos, contando, inclusive, com equipes para cada personagem e um time responsável pela organização do evento.

A 5ª edição contou com vários nomes históricos como Hipócrates, considerado o ‘pai da Medicina’ e o maior médico da antiguidade; além de nomes que revolucionaram o cenário de saúde mental, libertando os pacientes das correntes e dando início ao processo de humanização, entre eles Philipe Pinel e seu discípulo Jean-Etienne Dominique Esquirol. Outra personagem importante retratada foi Florence Nightingale, inglesa de família rica que abdicou de sua família, da sua fortuna e do seu noivo para se dedicar a profissão, e é considerada como principal referência da Enfermagem mundial como a dama da lâmpada.

Depois da atividade, a professora Géssica Tuani Teixeira incentivou uma reflexão. “Foi desafiador porque precisamos conhecer a história de cada personagem e aprender sobre suas contribuições na saúde mental para então construir um desfile; pensar nas características pessoais, na forma de vestir, no modo de falar, de se comportar, os trejeitos e peculiaridades de cada um, porém esta dinâmica também nos fez entender o conteúdo de uma forma lúdica, divertida e emocionante”.

De acordo com ela, mesmo que não seja um evento inédito, todos os anos os alunos surpreendem com a capacidade de preparar e se envolver com o trabalho em equipe. “O mais gratificante é o aprendizado que acontece de maneira leve e proporciona conhecimento sobre este assunto que é tão importante e valioso para todos, ainda mais para futuros enfermeiros”.