Francisco Beltrão: Alimentação no TEA é tema de palestra do curso de Nutrição

Publicado em 7 de Novembro de 2022 às 09:07

Apresentação foi feita por farmacêutica que também é acadêmica de Nutrição na Unipar

A acadêmica Simone Macedo, do 4º ano de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, fez uma palestra para os demais alunos do curso falando sobre a importância e a necessidade da Nutrição em pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Simone é graduada em Farmácia e neste ano de 2022 finaliza seus estudos no curso de Nutrição. Desde o início de sua graduação, ela tem interesse na área que abrange o TEA, tanto que a formanda está cursando uma das especializações mais conceituadas que existem no Brasil a respeito do referido tema.

Para a coordenadora do curso, a nutricionista Indiomara Baratto, “a formação da nossa aluna no curso de Nutrição e também na especialização sobre TEA será um grande avanço para a cidade de Francisco Beltrão e para a região, pois pacientes/pessoas com TEA, precisam de um olhar muito diferenciado sobre a alimentação, o crescimento, o desenvolvimento e a qualidade de vida. Simone estará apta a realizar os atendimentos da melhor forma e trazer muitos benefícios para esta população, estamos imensamente orgulhosos pelo caminho que nossa acadêmica está trilhando”.

De acordo com Simone, o Transtorno do Espectro Autista é descrito como uma síndrome neurológica e comportamental, caracterizada principalmente pelo prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, bem como a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. “Tais sinais tornam-se evidentes nos primeiros anos de vida da criança e podem afetar diretamente seus hábitos alimentares, então é imprescindível que estes pacientes tenham um acompanhamento nutricional adequado”.

A professora Indiomara relata que as crianças com o TEA frequentemente apresentam seletividade alimentar, visto que o comportamento repetitivo e o interesse restrito podem ter papel importante na recusa e resistência ao novo. “Além disso, a baixa aceitabilidade de alimentos pode estar associada também aos distúrbios sensoriais comumente presentes no autismo, conhecido como transtorno de processamento sensorial. É importante entender que a Nutrição não é uma ciência que aborda apenas emagrecimento ou ganho de peso, mas sim uma ciência que está disponível para mudar a vida de qualquer pessoa, independente das particularidades”.

Última atualização em 9 de Novembro de 2022 às 10:33