Francisco Beltrão: Os diversos campos de atuação preventiva do fisioterapeuta

Publicado em 28 de Junho de 2023 às 11:44

Alunos do curso vivenciam diferentes oportunidades para o futuro na carreira escolhida

No decorrer deste semestre, os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense- Unipar/Francisco Beltrão tiveram a oportunidade de explorar as diversas áreas de atuação do fisioterapeuta no âmbito preventivo. Com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, os acadêmicos foram a campo, visitaram diferentes locais e conheceram de perto o trabalho do fisioterapeuta na prevenção, realizando instruções voltadas para a Fisioterapia Preventiva e conversando com os profissionais da área para compreender melhor sua rotina e a importância da visão preventiva para um bom desempenho profissional.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados aos colegas, em sala de aula, por meio de vídeos, seguidos de discussões sobre cada tema abordado. A professora e fisioterapeuta Bruna Costa destacou a importância dessas vivências para a formação dos estudantes.

Dentre os locais escolhidos pelos acadêmicos, destaca-se a visita ao Marreco Futsal, onde puderam acompanhar e entrevistar o fisioterapeuta Fabiano Girardi, visualizando a importância de preparar os atletas para os jogos, a fim de prevenir possíveis lesões. Além disso, os alunos acompanharam o trabalho da fisioterapeuta Ana Daros no Consud - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste, aprendendo sobre os atendimentos baseados nos três níveis de intervenção preventiva.

Outro grupo visitou a Raffer Confecções, e conversou com a fisioterapeuta Denise Penteado, que explicou como é realizada a atuação preventiva em empresas com um grande número de funcionários, visando prevenir doenças ocupacionais, como as conhecidas LERs e DORTs.

Em escolas como o Colégio Sesi, em Dois Vizinhos, e a Escola Municipal Independência, em Realeza, onde não há fisioterapeuta presente, os acadêmicos de fisioterapia deram orientações aos alunos sobre postura, dor, encurtamentos musculares e estirão de crescimento. Além disso, realizaram alongamentos para os adolescentes e atividades recreativas para as crianças.

Os alunos também conversaram com a fisioterapeuta Ionara Bellé, responsável pela Unidade Básica de Saúde de Nova Prata do Iguaçu, que instruiu algumas acadêmicas sobre o trabalho preventivo dentro de um posto de saúde.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, a Fisioterapia Preventiva pode ser compreendida como uma abordagem que visa prevenir o surgimento de doenças e problemas no corpo. “Amplamente utilizada por atletas e idosos, a Fisioterapia Preventiva pode ser facilmente adaptada para qualquer faixa etária, uma vez que seu principal objetivo é proporcionar uma vida com mais qualidade e saúde. Essa imersão nos diversos locais de atuação e o contato com os profissionais da área contribuíram significativamente para a formação dos estudantes de fisioterapia, proporcionando uma vivência prática da aplicabilidade da fisioterapia preventiva”.