Francisco Beltrão: Nutrição recebe visita dos alunos do Colégio Vila Militar Vida e Ensino

Publicado em 9 de Maio de 2023 às 08:25

Além de dicas sobre alimentação saudável, os estudantes colocaram a mão na massa para preparar uma salada de frutas

Na última semana, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão recebeu alunos do Colégio Vila Militar Vida e Ensino para uma tarde de orientação e educação nutricional. Eles fizeram um passeio na universidade, conheceram a Clínica Escola de Nutrição e também o Laboratório de Dietética.

No primeiro momento da visita, os alunos receberam informações a respeito da alimentação adequada para sua faixa etária, sobre composição corporal e também dicas de como preparar temperos para utilizar nas preparações em casa. A sugestão é trocar temperos industrializados pelos naturais. Para finalizar, colocaram a ‘mão da massa’ e prepararam uma salada de frutas deliciosa para degustarem com os colegas.

Segundo a professora Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Nutrição, a educação nutricional e alimentar na população infantil e pré-adolescente é fundamental, estudos têm demonstrado que crianças menores de 10 anos que passam por experiências positivas com a alimentação apresentam futuramente redução na gravidade de casos de obesidade em relação aos adultos.

A docente comenta que os pais podem influenciar as mudanças nos hábitos alimentares e na atividade física das crianças. “Não podemos deixar de citar que no ambiente escolar as crianças estão vulneráveis às alterações de comportamento, sendo fundamental que as escolas desenvolvam estratégias para formação de hábitos de vida saudáveis para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”.

E reforça que deve existir um equilíbrio entre falar com crianças sobre aspectos de vida saudável. “Devemos sempre criar relações positivas sobre a alimentação e a prática de atividades, é nosso papel enquanto profissionais da saúde, alertar para um futuro não muito distante, pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, 75 milhões de crianças serão obesas no planeta”.