Francisco Beltrão: No Calçadão, curso de Enfermagem e Sesc fazem alerta sobre doenças renais

Publicado em 25 de Agosto de 2022 às 08:41

Estima-se que 10 milhões de brasileiros sofram de alguma disfunção renal

Os índices de doenças crônicas, sobretudo de diabetes e hipertensão arterial, aumentaram consideravelmente nos últimos anos e tais condições são fatores determinantes para o surgimento de doenças renais. Os rins são órgãos vitais e extremamente necessários para a manutenção do organismo, pois são responsáveis por eliminar os resíduos metabólicos, manter equilíbrio hídrico, produzir hormônios, regular a pressão arterial, entre outras funções que garantem o funcionamento adequado do corpo. Quando os rins perdem a funcionalidade de forma permanente, os pacientes necessitam de terapia de substituição renal (hemodiálise) ou transplante.

Com objetivo de conscientizar a população, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, em parceria com o Sesc, fez nos dias 4, 5 e 6 de agosto atividades lúdicas, verificação de pressão arterial e orientações relacionadas à prevenção das doenças renais, fatores de risco e sinais e sintomas associados.

As ações iniciaram no campus da Unipar, atendendo acadêmicos e colaboradores, além de receber a visita de alunos e professores de colégios estaduais. O encerramento do evento ocorreu no Calçadão com atendimento ao público.

DADOS

A Sociedade Brasileira de Nefrologia relata que o número de doentes renais no Brasil dobrou na última década e mais de 70% dos pacientes que iniciam a hemodiálise descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos.

Luciana Becker Scheid, técnica de saúde do Sesc-FB relata que a mostra itinerante tem a finalidade de desenvolver hábitos de prevenção da doença renal crônica, crescente na atualidade em decorrência do aumento do índice de hipertensão e diabetes na população. A doença renal crônica afeta entre 10% e 15% da população adulta e a maioria das pessoas não tem conhecimento, já que é uma enfermidade silenciosa no seu início.

A enfermeira e professora Franciele Nascimento S. Zonta acompanhou os acadêmicos do 3º, 4º e 5º ano do curso durante as atividades e ressaltou a importância dessas ações, tanto para a população quanto para a formação destes futuros profissionais da enfermagem. “As doenças dos rins, especialmente a doença renal crônica, são caracterizadas por uma perda lenta, gradativa e irreversível da função renal, e até que o paciente perceba os primeiros sintomas e procure o serviço de saúde, este órgão já foi extremamente comprometido. A partir daí, esses indivíduos podem apresentar edema, hipertensão e anemia, além de outros vários distúrbios sistêmicos. Por isso, monitorar as comorbidades da população, bem como fomentar ações de educação em saúde são essenciais para minimizar esses agravos”