Francisco Beltrão: Mais uma etapa do projeto ‘Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola’ é concluída

Publicado em 18 de Maio de 2023 às 09:03

Turmas do 6º ano (Ensino Fundamental) tiveram oportunidade de participar de audiências simuladas no Tribunal do Júri da Unipar

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão desenvolveram mais duas etapas do Projeto ‘Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola’. Foram atendidas as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Industrial. Pelo curso de Direito, participaram as acadêmicas Pollyana Aparecida da Silva e Maria Eduarda Zanatta, do 1º semestre e do 5º ano do curso, respectivamente, bem como o acadêmico Rafael Willian Silva, do 1º semestre.

Os alunos do 6º ano, tiveram a oportunidade de conhecer o Tribunal do Júri da Unipar e participar de audiências simuladas, nas quais atuaram como juízes, promotores, advogados e jurados. Já os acadêmicos, colaboraram como partes e testemunhas dos casos criados, acompanhados e auxiliados pelo servidor responsável pelo Cejusc e docente do curso de Direito, Diego Canton, pela responsável técnica do curso de Direito, Camila Schulze, pela coordenadora da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu), Luiza Carla Beal, e pelo acadêmico de graduação, Rafael Riva Duarte.

Em um segundo momento, houve a premiação do cartaz mais votado. Os alunos tinham que elaborar um cartaz em cada turma, sendo que no material deveria constar os conteúdos que foram abordados em sala de aula, quando houve a explanação acerca dos temas de justiça e cidadania.

Depois de finalizados, os cartazes foram expostos dentro da universidade, para que os acadêmicos votassem no cartaz favorito. Após a apuração dos votos, a turma vencedora foi a do 6º ano C. Como premiação, cada aluno recebeu uma cartilha elaborada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Serviço

O Cejusc e a Unipar estendem o convite a todas as escolas da Comarca interessadas em executá-lo. O contato pode ser feito no seguinte endereço eletrônico: camilacristina@unipar.br ou pelo telefone (46) 3520-2800 – Ramal 1286 (Cejusc), com a responsável técnica Camila e com o servidor Diego Canton.