Francisco Beltrão: Frutas e legumes não devem ficar de fora do cardápio nos dias frios

Publicado em 23 de Maio de 2022 às 09:34

Nutricionista da Unipar ensina como manter a alimentação saudável em dias frios

O frio chegou e o inverno se aproxima, junto com a mudança de temperatura, nosso organismo também sofre e passa por mudanças. Nos dias frios é normal sentir mais fome, devido ao aumento no gasto de energia para nosso corpo manter-se aquecido. Porém, é preciso tomar cuidado com a alimentação e o consumo exagerado de alguns tipos de alimentos.

A professora e nutricionista Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, observa que nos dias mais frios o consumo de frutas, verduras e legumes tende a diminuir, mas essa não é uma boa opção, pois estes alimentos são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Seu consumo diário auxilia no bom funcionamento do intestino, assim como nos níveis adequados de nutrientes. Além disso, seu consumo diário está relacionado com a diminuição de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a ingestão de 400 gramas de frutas, legumes e verduras por dia.

De acordo com ela, quem tiver dificuldade em comer salada crua, por exemplo, pode tentar trocá-la por sopas ou caldos com legumes e verduras, além de nutritivas, as sopas e os caldos esquentam o corpo e, em função das fibras, dão sensação de saciedade. “É possível também adicionar legumes nas preparações das carnes (carne moída com legumes, carne de panela com legumes, frango desfiado com legumes, peixe com legumes...). Também podemos refogar ou assar os legumes, uma dica para deixá-los mais saborosos é acrescentar alho, cebola, cheiro verde e açafrão ou cúrcuma, regar com azeite de oliva, isso facilita o consumo nos dias frios e deixa os legumes repletos de nutrientes”, expõe.

Outra dica muito legal da nutricionista é adicionar os legumes ao preparo da omelete, pré-cozinhando e adicionando-os ao preparo da omelete ou do ovo mexido. Ainda dá pra fazer bolos, muffins, panquecas e acrescentar as verduras e legumes em sua preparação, tortas salgadas com legumes, por exemplo, são uma ótima ideia para os dias mais frios.

“As saladas folhosas são as mais difíceis de serem consumidas nesta época do ano, devido sua característica predominantemente gelada/fria. Para não deixar de consumir, você pode misturá-las com a comida quente, isso vai disfarçar o sabor e auxiliar no consumo”, recomenda.

Frutas

O consumo de frutas também cai bastante durante o inverno. Uma ideia para manter o consumo é sempre deixá-las em temperatura ambiente e dentro de seu contato visual, para que lembre de consumi-las. “Aproveite as frutas da época, principalmente as frutas mais cítricas, pois elas são excelentes fontes de vitamina c, que auxilia muito ao bom funcionamento da imunidade. Outra opção é adicionar frutas nas preparações de bolos, chás, recheio de tapiocas, por exemplo. Use sua criatividade para manter uma alimentação saudável para você e sua família, mesmo nos dias frios”, concluiu a professora.