Francisco Beltrão: Fisioterapia fecha parceria com programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Publicado em 19 de Julho de 2023 às 08:16

Parceria entre curso de Fisioterapia e Unati visa qualidade de vida na terceira idade

O curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão fechou parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Unioeste. O objetivo da Unati é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, proporcionar condições para o resgate da cidadania e de uma participação efetiva na vida social e familiar.

“Essa qualidade de vida pode ser alcançada por meio de atividades físicas e cognitivas, trabalhadas por professores, alunos e estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento humano, constituindo-se num laboratório para atividades de ensino, pesquisa e extensão”, explicou a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Indiomara Barato.

Desde o início do ano letivo de 2023, os acadêmicos do 3º período do curso de Fisioterapia estão envolvidos com atividades quinzenais preparadas especificamente para os participantes da Unati. No 1º semestre, os temas trabalhados foram relacionados à fisioterapia preventiva, como cuidados no ambiente de casa, importância da postura na qualidade de vida, exercícios nas doenças crônicas, a necessidade de realizar alongamentos, e assuntos relacionados ao dia a dia dos idosos, como manuseio em meios tecnológicos e automaquiagem.

A professora Indiomara afirma que as atividades desenvolvidas no 1º semestre proporcionaram muito conhecimento e alegria por parte dos alunos. "Eles ficaram muito empolgados com a vivência que a Unati lhes trouxe. No segundo semestre, os acadêmicos vão continuar presentes nesta atividade, pois, são momentos que enriquecem a vida acadêmica e preparam para o mercado de trabalho".