Francisco Beltrão: Feira semanal da agricultura familiar é retomada na Unipar

Publicado em 13 de Março de 2023 às 08:46

Ação tem apoio do curso de Nutrição e é aberta à comunidade interna e externa

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão, está realizando, semanalmente, a ‘Sabores do Campo’, feira da agricultura familiar que acontece todas as quartas-feiras, a partir das 18h, na sede do campus.

A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, relata que a feira ocorria desde antes da pandemia, e com as normas de isolamento social ela foi suspensa. “Estamos imensamente felizes com o retorno dessa ação aqui Unipar”. Segundo explicou, a feira conta apenas com produtores da agricultura familiar e, dentre os produtos expostos à venda, têm hortaliças e legumes orgânicos, produtos de panificação, como bolachas, pães e biscoitos e, ainda, produtos derivados de carne suína, como salame.

A feira é aberta à comunidade interna e externa. Segundo Indiomara, incentivar a feira é também uma forma de apoiar a agricultura familiar e tudo que ela representa. “Devemos valorizar os produtos da região, o agricultor familiar tem uma relação muito próxima com a terra, com seu local de trabalho e moradia, sua produção é equilibrada entre os alimentos destinados à subsistência da família e os vendidos ao mercado”.

A coordenadora acrescenta que, diferente das grandes propriedades, que geralmente se concentram na monocultura, os empreendimentos familiares produzem uma diversidade maior de culturas, o que gera um impacto positivo na qualidade dos produtos, além disso, o manejo do solo costuma ser orgânico, com respeito ao ecossistema, reduzindo o impacto no meio ambiente. “As práticas mais tradicionais valorizam medidas naturais de adubação e combate a pragas. Vale a pena indicar que mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo têm como origem propriedades familiares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em reconhecimento a essa importância, a ONU decretou que a década entre 2019 e 2028 é dedicada à agricultura familiar e estabeleceu uma série de ações para fomentar a prática”.