Francisco Beltrão: Estudantes de Psicologia participam da 1ª Caminhada a favor da Conscientização do Autismo

Publicado em 10 de Abril de 2023 às 09:31

Atividades compõem os conteúdos tratados na disciplina ‘Espaços Especializados e Intervenções em Psicologia’

A 1ª Caminhada a Favor da Conscientização do Autismo, que ocorreu dia 2 deste mês, no Parque Alvorada, em Francisco Beltrão, foi uma iniciativa criada pela Associação Beltronense de Apoio à Pessoa Autista Inspiradora (Abapai), e contou com a colaboração de alunos do 5º ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar.

Os alunos, juntamente com a professora e psicóloga Graciane Barboza da Silva, desenvolveram diversas ações no evento, como o espaço de recreação e atividades para as crianças. Eles também fizeram a produção de materiais informativos sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA), como, por exemplo, orientações sobre como interagir com crianças com TEA, como solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea), dentre outros.

Além disso, foi criado um espaço de acolhimento para pais e familiares, em que foram colhidos depoimentos para compor um minidocumentário, que está sendo produzido pelos alunos e que terá como objetivo discutir a visibilidade de pessoas com deficiência e o papel da Psicologia frente a isso.

De acordo com a professora Graciane, todas as atividades compõem os conteúdos tratados na disciplina ‘Espaços Especializados e Intervenções em Psicologia’, por isso o envolvimento dos alunos na comunidade é um importante elemento para pensar as práticas psicológicas e seu impacto sobre a sociedade.

O curso de Psicologia, por meio do Centro de Psicologia Aplicada, oferece atendimentos para crianças autistas e suas famílias.

“Ações como essa, demostram a importância da discussão da temática, contudo, mais do que isso, mobiliza a sociedade para entender um pouco mais a respeito do autismo”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia, professora Taise Signorini.